Parceria

Programa da GasBrasiliano promove eficiência energética nas empresas

Parceria com Senai beneficia número circunstancial de consumidores de gás natural que atuam no comércio e na indústria.

Assessoria GasBrasiliano
31/03/2016 15:20
Programa da GasBrasiliano promove eficiência energética nas empresas Imagem: Cortesia GasBrasiliano Visualizações: 258

Através de uma inédita parceria com o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, de Sertãozinho, a GasBrasiliano iniciou programa que visa diagnosticar e mensurar o uso eficiente de energia em empresas do comércio e da indústria.

O trabalho é realizado por especialistas em eficiência energética do SENAI, e tem como objetivo otimizar o uso de energia nos processos empresariais. Durante a avaliação do processo, o especialista utiliza modernos equipamentos, tais como câmeras termográficas, analisadores de gás e instrumentos que medem e registram os valores encontrados.

Através dos resultados obtidos, é elaborado um plano de ação que permite à empresa conhecer a variabilidade do seu processo, identificar desperdícios e, consequentemente, avaliar e reduzir custos.

Uma das empresas participantes do programa é a Dafitex, do ramo têxtil de Araraquara, que utiliza o gás natural para geração de vapor em sua área de tinturaria. “Eu recebi a visita de um especialista que fez todo o diagnóstico do meu consumo e uma das avaliações apontou que eu estava ‘queimando’ mais gás do que o necessário. A partir daí busquei a solução do problema e alcancei uma economia de cerca de 15% em relação ao que consumia anteriormente”, explica Daniel Vargas, proprietário da empresa.

Em razão dos bons resultados do programa em 2015, no qual mais de 30 Clientes participaram, a parceria com o SENAI foi renovada para 2016. “A GasBrasiliano está sempre próxima dos seus Clientes, pois esta é uma das maneiras que podemos auxiliá-los a melhorar a eficiência energética em seus processos e reduzir custos”, afirma o Diretor Presidente da GasBrasiliano, Walter Fernando Piazza Júnior.

“Nosso trabalho é avaliar o uso do combustível em máquinas térmicas e, para isso, utilizamos uma metodologia alemã aprovada pela GasBrasiliano. Com ela conseguimos mensurar e avaliar os resultados da empresa e emitir os indicadores que auxiliam a empresa a alcançar e incrementar sua eficiência energética”, acrescenta o Diretor de Unidade de Formação Profissional do SENAI - Sertãozinho, Luiz Zambon Neto.

O programa da GasBrasiliano também está à disposição de empresas interessadas em usar o gás natural e que desejem identificar, antecipadamente, quais são as eventuais melhorias de eficiência na sua operação.

GasBrasiliano – A companhia de distribuição de gás natural na região Noroeste do Estado de São Paulo está presente com sua rede de distribuição em 30 municípios e atende ainda outros cinco com gás natural comprimido (GNC). Entre os principais municípios atendidos estão Araçatuba, Araraquara, Bauru, Marília, Ribeirão Preto e São Carlos, somando mais de 17 mil clientes que consomem em média 760 mil m³ de gás natural por dia por uma rede de distribuição com 946 km de extensão.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20