Parceria

Programa da GasBrasiliano promove eficiência energética nas empresas

Parceria com Senai beneficia número circunstancial de consumidores de gás natural que atuam no comércio e na indústria.

Assessoria GasBrasiliano
31/03/2016 12:20
Programa da GasBrasiliano promove eficiência energética nas empresas Imagem: Cortesia GasBrasiliano Visualizações: 448

Através de uma inédita parceria com o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, de Sertãozinho, a GasBrasiliano iniciou programa que visa diagnosticar e mensurar o uso eficiente de energia em empresas do comércio e da indústria.

O trabalho é realizado por especialistas em eficiência energética do SENAI, e tem como objetivo otimizar o uso de energia nos processos empresariais. Durante a avaliação do processo, o especialista utiliza modernos equipamentos, tais como câmeras termográficas, analisadores de gás e instrumentos que medem e registram os valores encontrados.

Através dos resultados obtidos, é elaborado um plano de ação que permite à empresa conhecer a variabilidade do seu processo, identificar desperdícios e, consequentemente, avaliar e reduzir custos.

Uma das empresas participantes do programa é a Dafitex, do ramo têxtil de Araraquara, que utiliza o gás natural para geração de vapor em sua área de tinturaria. “Eu recebi a visita de um especialista que fez todo o diagnóstico do meu consumo e uma das avaliações apontou que eu estava ‘queimando’ mais gás do que o necessário. A partir daí busquei a solução do problema e alcancei uma economia de cerca de 15% em relação ao que consumia anteriormente”, explica Daniel Vargas, proprietário da empresa.

Em razão dos bons resultados do programa em 2015, no qual mais de 30 Clientes participaram, a parceria com o SENAI foi renovada para 2016. “A GasBrasiliano está sempre próxima dos seus Clientes, pois esta é uma das maneiras que podemos auxiliá-los a melhorar a eficiência energética em seus processos e reduzir custos”, afirma o Diretor Presidente da GasBrasiliano, Walter Fernando Piazza Júnior.

“Nosso trabalho é avaliar o uso do combustível em máquinas térmicas e, para isso, utilizamos uma metodologia alemã aprovada pela GasBrasiliano. Com ela conseguimos mensurar e avaliar os resultados da empresa e emitir os indicadores que auxiliam a empresa a alcançar e incrementar sua eficiência energética”, acrescenta o Diretor de Unidade de Formação Profissional do SENAI - Sertãozinho, Luiz Zambon Neto.

O programa da GasBrasiliano também está à disposição de empresas interessadas em usar o gás natural e que desejem identificar, antecipadamente, quais são as eventuais melhorias de eficiência na sua operação.

GasBrasiliano – A companhia de distribuição de gás natural na região Noroeste do Estado de São Paulo está presente com sua rede de distribuição em 30 municípios e atende ainda outros cinco com gás natural comprimido (GNC). Entre os principais municípios atendidos estão Araçatuba, Araraquara, Bauru, Marília, Ribeirão Preto e São Carlos, somando mais de 17 mil clientes que consomem em média 760 mil m³ de gás natural por dia por uma rede de distribuição com 946 km de extensão.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 consolida município como capital nacio...
16/03/26
Macaé Energy
Com recorde de público, feira e congresso do Macaé Energ...
16/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy debate segurança energética e inovação no s...
16/03/26
Macaé Energy
Firjan: congresso técnico é um dos pontos altos do Macaé...
16/03/26
Combustíveis
Etanol mantém leve alta no indicador semanal, enquanto P...
16/03/26
Petrobras
O diesel está mais caro
16/03/26
Bacia de Campos
ANP fiscaliza plataforma na Bacia de Campos
14/03/26
Oferta Permanente
Inclusão de 15 novos blocos no edital da Oferta Permanen...
14/03/26
Rio de Janeiro
Prefeitura assina cessão do prédio do Automóvel Clube pa...
13/03/26
Resultado
Porto do Açu bate recorde histórico em movimentações
13/03/26
Meio Ambiente
Após COP30, IBP promove encontro para debater agenda cli...
13/03/26
QAV
Aprovada resolução que revisa as regras voltadas à quali...
13/03/26
Biocombustíveis
ANP participará de projeto de pesquisa sobre aumento de ...
13/03/26
Resultado
Petrobras recolheu R$ 277,6 bilhões de Tributos e Partic...
13/03/26
Internacional
Diesel S10 sobe 16,43% em 12 dias, mostra levantamento d...
13/03/26
Pré-Sal
Shell conclui assinatura de contratos de alienação que a...
12/03/26
Energia Elétrica
Geração distribuída atinge marco de 50 GW e se consolida...
12/03/26
FEPE
FEPE 2026: ação em movimento
11/03/26
Bacia de Santos
Lapa Sudoeste inicia produção, ampliando a capacidade no...
11/03/26
Pré-Sal
Primeiro óleo de Lapa Sudoeste consolida produção do pré...
11/03/26
Gás Natural
Gas Release pode atrair novos supridores e criar competi...
11/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23