Meio Ambiente

Programa ampliará coleta de dados sobre a importância do etanol na qualidade do ar no Brasil

Assessoria Unica
11/05/2016 15:52
Programa ampliará coleta de dados sobre a importância do etanol na qualidade do ar no Brasil Imagem: Divulgação Visualizações: 399

Focado em pesquisas e soluções tecnológicas, o Programa Brasileiro de Combustíveis, Tecnologias Veiculares e Emissões (PCVE) permitirá levantamentos mais precisos das emissões de CO2 no setor de transporte e, consequentemente, melhoria do ar nas grandes cidades do País. O consultor de Emissões e Tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Alfred Szwarc, acredita na relevância científica da iniciativa, fruto de um Acordo de Cooperação Técnica anunciado pelo Governo Federal na quarta-feira (04/05).

“Sabe-se que o etanol de cana, em comparação com a gasolina, emite até 90% menos CO2, e em relação ao diesel, 80%. A grande contribuição do PCVE será dimensionar estas vantagens ambientais em um contexto maior, investigando como a tecnologia veicular e a composição dos combustíveis influenciam na emissão de poluentes”, avalia Szwarc.

De acordo com o executivo da UNICA, outro ponto positivo da implantação do PCVE, que também analisará os impactos das emissões provocadas pela gasolina e diesel, vem do fato de o Brasil estar se alinhando a países desenvolvidos que já possuem programas semelhantes. Estados Unidos, Japão e algumas nações europeias já adotam processos e metodologias para classificar a qualidade dos combustíveis e definir a melhor tecnologia para os motores.

“A ideia do programa brasileiro está em consonância com a tendência mundial de se criar iniciativas que estimulem maior eficiência energética nos automóveis. Além disso, é mais do que oportuna a implantação deste projeto em nosso país, já que somos um dos líderes na produção e utilização de biocombustíveis”, ressalta o especialista.

O PCVE nacional é resultado de uma parceria envolvendo os Ministérios de Minas e Energia e Meio Ambiente (MMA), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Petrobras e a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). Os estudos terão um comitê gestor, uma coordenadoria executiva e grupos de trabalhos técnicos específicos para cada objeto de pesquisa, em campo ou laboratório. Os nomes dos responsáveis pela condução do PCVE serão definidos em junho deste ano.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19