Produtos & Serviços

Produtos da série Nexto terão certificação DNV e UL

Redação / Assessoria
19/03/2015 10:23
Produtos da série Nexto terão certificação DNV e UL Imagem: Divulgação Altus Visualizações: 498

No final de 2014, a Altus iniciou dois novos processos de certificação da série Nexto. As certificações dos órgãos Det Norske Veritas (DNV) e Underwriters Laboratories (UL) irão colaborar com o crescimento dos controladores programáveis da Série Nexto como produtos de classe global.

A DNV é um organismo certificador internacional com atuação em diversos mercados e segmentos que tem como objetivo salvaguardar a propriedade e o meio ambiente. No caso dos controladores programáveis da Série Nexto, a certificação será do tipo Type Approval, voltada para o mercado marítimo. Esta certificação é aplicável a produtos que, através da norma Standard for Certification n° 2.4, atendam a diversos requisitos de ambiente – como temperatura, umidade e vibração – e compatibilidade eletromagnética, de acordo com a localização dos produtos em plataformas e embarcações.

Já a UL é uma organização independente de certificação de segurança para produtos e componentes. Possuir uma certificação UL significa que o produto foi testado e aprovado em todos os requisitos de segurança necessários, de acordo com as normas pertinentes para a categoria, além de permitir a sua comercialização no mercado americano.  Os equipamentos da Série Nexto serão certificados na categoria NRAQ, regida pelas normas de segurança UL61010-1 e UL61010-2-201.

Enquanto a norma UL61010-1 trata dos requisitos gerais de segurança para equipamentos de medição, controle e uso em laboratórios, a norma UL61010-2-201 cuida dos requisitos específicos de segurança para equipamentos de controle (CPs).  A utilização destas normas reforça a visão inovadora da Altus e o compromisso com a excelência de seus produtos, visto que a adoção dessas normas somente será obrigatória após abril de 2016.

A obtenção das certificações DNV e UL, órgãos de reconhecimento mundial, ratificam as pretensões da Altus de expansão para novos mercados e segmentos, reforçando a presença mundial da marca, enquanto confirmam o seu compromisso em fornecer produtos de qualidade e soluções completas.

A série Nexto de controladores programáveis é um avançado sistema de automação capaz de controlar, de forma distribuída e redundante, complexos processos industriais, máquinas e linhas de produção de alto desempenho.

Integrando funções presentes em Sistemas Distribuidos de Controle de Processos (SDCDs), a Série Nexto apresenta recursos para todas as etapas do ciclo de vida de suas aplicações com seu ambiente de configuração e programação integrado (IEC 61131-3), agilizando o desenvolvimento e reduzindo os custos de engenharia e comissionamento.

Sua arquitetura permite fácil integração com os mais tradicionais sistemas de supervisão, além de redundância de UCPs, fontes de alimentação e redes de supervisão, controle e de campo. Além disso, as UCPs oferecem diagnósticos avançados e troca a quente, minimizando ou eliminando o tempo de parada de manutenção e garantindo um processo de produção contínuo.

Recentemente os controladores programáveis da Série Nexto foram utilizados como elemento base do sistema de automação da nova subestação de energia elétrica da COPASA, em Minas Gerais, e da automatização predial do Data Center do Banco Itaú, maior da América Latina, e do prédio do Colégio Técnico Industrial da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
Meio ambiente
PortosRio realiza mutirões de limpeza e conscientização ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Resultado
Com crescimento de mais de 4%, portos do Nordeste movime...
19/12/25
Investimento
Novos projetos aprovados pelo Fundo da Marinha Mercante ...
19/12/25
Santa Catarina
Porto de Imbituba conclui 2025 com obras estruturantes e...
18/12/25
Resultado
Portos da Região Norte crescem mais de 31% e movimentam ...
18/12/25
Leilão
Governo Federal fará em fevereiro o primeiro bloco de le...
17/12/25
Bahia
PortosRio participa da 4ª Assembleia Geral Itinerante da...
16/12/25
Navegação Interior
Hidrovias reduzem emissões e se consolidam como modelo d...
16/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
15/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Investimentos
Terminal de contêineres do Porto do Rio de Janeiro receb...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.