Representantes do Brasil e mais seis países discutem nos dias 24/5 e 25/5 contribuições da ciência para produção e uso sustentável de combustíveis
FAPESPA Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e o InterAcademy Panel (IAP) – a rede global de academias de ciências – organizam nos dias 24 e 25 de maio na FAPESP o workshop internacional “Scientific Issues on Biofuels”. O encontro pretende definir o conceito de sustentabilidade na produção, transformação e uso final de biocombustíveis e discutir a contribuição da ciência para enfrentar esse desafio, considerando impactos no uso da terra e necessidades de produção de alimentos para a humanidade.
O workshop será aberto com a palestra Bioenergia no Brasil, do professor José Goldemberg, do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da Universidade de São Paulo (USP). A apresentação trata dos desafios atuais à geração de energia descritos no relatório “Um futuro com energia sustentável: iluminando o caminho” (Lighting the way: toward a sustainable energy future, na edição original). O trabalho foi coordenado pelo pesquisador a pedido do Conselho InterAcademias – organização composta por presidentes de 15 academias de ciência e outras organizações equivalentes no mundo.
O segundo dia do workshop terá apresentações de dois cientistas ligados a academias de ciências do Canadá e Holanda. Howard Alper, da Universidade de Otawa, membro da Conselho InterAcademias e da Royal Society of Canada, e Johan Bouma, membro da Academia de Ciências da Holanda (Royal Dutch Academy of Sciences - KNAW).
Participam da primeira sessão – “A ciência da produção sustentável de bioenergia” –, Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP e diretor da Academia Brasileira de Ciências (ABC), e Cylon Gonçalves, professor emérito da Unicamp, coordenador adjunto da FAPESP e membro da ABC.
A organização do workshop propõe discussões sobre a visão de representantes de diferentes países sobre o tema. Entre os palestrantes estrangeiros estão Lee Lynd, professor do Dartmouth College e diretor científico da Mascoma Corporation, dos Estados Unidos, que afirma ser possível a produção de biocombustíveis em larga escala sem comprometer o fornecimento de alimentos e os habitats naturais; Helena Chum, pesquisadora brasileira do National Renewable Energy Laboratory (NREL), dos Estados Unidos; Pushpito Gosh, do Conselho de Pesquisa Cientifica e Industrial, da Índia, Jeremy Woods, do Imperial College, do Reino Unido, e Emile Van Zyl, da Universidade Stellenbosh, da África do Sul.
(veja programação completa em www.fapesp.br/biofuels).
Workshop Scientific Issues on Biofuels
Data: 24 e 25 de maio de 2010
Local: FAPESP, rua Pio XI, 1.500, São Paulo
Haverá tradução simultânea para o português das palestras apresentadas em inglês.
Fale Conosco
22