A OGX Petróleo e Gás Participações S.A. comunicou ao mercado que a produção de óleo e gás natural, em abril de 2013, atingiu média de 13,9 mil barris de óleo equivalente por dia (boepd). Desse total, 1,8 mil boepd corresponde à produção média offshore, no Campo de Tubarão Azul, na Bacia de Campos - queda de 78,31% sobre os 8,3 mil boed produzidos em março - e 12,1 mil boepd (1,9 milhão m³ por dia) corresponde à parcela da OGX na produção média terrestre de gás natural, no Campo de Gavião Real, na Bacia do Parnaíba - aumento de 77,94% na comparação com os 6,8 mil boed extraídos em março.
A produção total offshore foi de 54.183 barris de óleo equivalente e a produção total terrestre foi de 123,4 milhões m³ de gás natural.
Produção Offshore
Segundo a companhia, a produção no Campo de Tubarão Azul foi impactada pelos seguintes fatores:
OGX-68HP e TBAZ-1HP: não produziram no mês de abril devido a problemas operacionais em março que ocasionaram a interrupção de sua produção;
OGX-26HP: O poço não produziu por 14 dias devido a paradas periódicas preventivas para evitar danos à bomba centrífuga submersa (BCS), que apresentou superaquecimento devido ao aumento da razão gás óleo (RGO) no poço.
A empresa afirmou que "está analisando o comportamento do reservatório para definir os próximos passos do desenvolvimento do campo".
Considerando os dias efetivos de produção ao longo de abril, a produtividade média offshore por poço ficou em 3,4 mil barris de óleo equivalente por dia.
Produção Terrestre
A produção média total no Campo de Gavião Real foi de 4,1 milhões m³ por dia (1,9 milhão m³ líquidos para a OGX), contando com três turbinas da Usina Termelétrica Parnaíba I operando ao longo do mês inteiro e uma quarta turbina, que foi sincronizada ao Sistema Interligado Nacional em 5 de abril.