Indicadores

Produção industrial aumenta pelo segundo mês consecutivo

O indicador de evolução da produção industrial alcançou 52,7 pontos em agosto. Pelo segundo mês consecutivo o indicador ficou acima dos 50 pontos. As informações são da Sondagem Industrial divulgada nesta quarta-feira (18), pela CNI. A ev

Ascom CNI
18/09/2013 12:52
Visualizações: 398
O indicador de evolução da produção industrial alcançou 52,7 pontos em agosto. Pelo segundo mês consecutivo o indicador ficou acima dos 50 pontos. As informações são da Sondagem Industrial divulgada nesta quarta-feira (18), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os indicadores variam de zero a cem. Acima de 50 mostram evolução positiva.

Conforme a pesquisa, o indicador de evolução do número de empregados subiu de 48,5 pontos em julho para 49,2 pontos em agosto, aproximando-se da linha divisória dos 50 pontos, o que significa que a queda no número de empregados foi menos disseminada que no mês anterior.

Já o indicador de utilização da capacidade instalada em relação ao usual aumentou para 45,9 pontos em agosto, abaixo dos 50 pontos. Isso revela que o nível de utilização da capacidade instalada foi menor que o usual para o mês de agosto, mas o desaquecimento diminuiu. Além disso, a indústria continua com excesso de estoques. O indicador de estoque efetivo em relação ao planejado ficou em 51,3 pontos. O problema é maior nas grandes empresas, em que o índice alcançou 53,6 pontos.


Expectativas

A Sondagem Industrial mostra ainda que os empresários estão otimistas em relação aos próximos seis meses. Todos os indicadores de expectativa (demanda, exportação, compra de matérias-primas e número de empregados) encontram-se acima da linha divisória de 50 pontos", diz a CNI.

Em setembro, a expectativa de demanda ficou em 59,4 pontos, a de quantidade exportada passou para 53,5 pontos, a de compras de matéria-prima subiu para 56 pontos e, a de número de empregados, para 52 pontos. "Os índices cresceram na comparação com  agosto, o que mostra expectativas positivas mais disseminadas do que no mês anterior", conclui a pesquisa, feita entre 2 e 12 de setembro,  com 1.986 indústrias no país.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
IBEM26
Práticas ESG do setor de energias renováveis são destaqu...
26/03/26
IBEM26
Jerônimo Rodrigues destaca potencial da Bahia na transiç...
26/03/26
Bacia de Campos
Petrobras irá investir R$ 25,4 milhões em novos projetos...
26/03/26
IBEM26
ABPIP destaca papel dos produtores independentes na inte...
25/03/26
Workshop
Governo de Sergipe e FGV Energia debatem futuro do offsh...
25/03/26
iBEM26
Bahia Gás aposta em gás natural e biometano para impulsi...
25/03/26
iBEM26
iBEM 2026 começa em Salvador com debates sobre segurança...
25/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Resultado
Constellation Oil Services registra EBITDA ajustado de U...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Macaé Energy
Atlas Copco Rental tem participação destaque na Macaé En...
24/03/26
Energia Eólica
Equinor fortalece portfólio de energia no Brasil
23/03/26
Macaé Energy
LAAM Offshore fortalece presença estratégica no Macaé En...
23/03/26
IBEM26
iBEM 2026 reúne especialistas e discute futuro da energia
23/03/26
Crise
Conflito entre EUA e Irã: alta do petróleo pressiona cus...
20/03/26
P&D
Pesquisadores da Coppe desenvolvem técnica inovadora par...
20/03/26
Leilão
TBG avalia como positivo resultado do LRCAP 2026 e desta...
20/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23