Recorde

Produção e oferta de gás natural batem recorde

83,5 milhões de metros cúbicos ao dia (m³/d) do combustível.

Ministério de Minas e Energia
01/09/2014 09:30
Visualizações: 1208

A produção de gás natural atingiu patamar recorde, no acumulado de janeiro a junho deste ano. Em média, foram produzidos no período 83,5 milhões de metros cúbicos ao dia (m³/d) do combustível, volume 9,1% maior que o produzido de janeiro a junho de 2013.

As informações constam no Boletim Mensal de Acompanhamento da Indústria de Gás Natural, número 88, produzido pela Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia (MME), divulgado nesta quinta-feira, 28.

Apenas em junho, foram produzidos 86,6 milhões de m³/d do combustível, volume também recorde.

Influenciada pelo aumento da produção, a oferta nacional aumentou 2,7% no primeiro semestre de 2014. Em  junho, a oferta de gás nacional alcançou 47,7 milhões de m³/d, mais um recorde histórico.

Demanda também é destaque no primeiro semestre

A demanda pelo gás natural também registrou crescimento no semestre. Em março, abril e maio deste ano, o consumo do combustível superou 100 milhões de m³/d, a cada mês. Considerando apenas a demanda apurada em março, outro recorde foi batido, com consumo de 102,5 milhões de m³/d.

O crescimento observado no consumo de gás natural no primeiro semestre de 2014 foi de 6,7%, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Os segmentos de maior influência no aumento da demanda foram o de geração de energia elétrica e o industrial, com incrementos de 9% e 6,1%, respectivamente, na comparação dos períodos.

O atendimento a essa demanda crescente foi efetuado por meio da ampliação oferta de gás nacional e da diversificação nas fontes suprimento, principalmente pela importação de Gás Natural Liquefeito (GNL) nos terminais de regaseificação instalados no País. Atualmente, com a entrada em operação do Terminal na Bahia, a capacidade de regaseificação é de 41 milhões de m³/d.

No primeiro semestre de 2014 volume médio disponibilizado por este modal foi de 20,4 milhões de m³/d.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 consolida município como capital nacio...
17/03/26
Macaé Energy
Com recorde de público, feira e congresso do Macaé Energ...
17/03/26
Macaé Energy
Firjan: congresso técnico é um dos pontos altos do Macaé...
16/03/26
Combustíveis
Etanol mantém leve alta no indicador semanal, enquanto P...
16/03/26
Petrobras
O diesel está mais caro
16/03/26
Bacia de Campos
ANP fiscaliza plataforma na Bacia de Campos
14/03/26
Oferta Permanente
Inclusão de 15 novos blocos no edital da Oferta Permanen...
14/03/26
Rio de Janeiro
Prefeitura assina cessão do prédio do Automóvel Clube pa...
13/03/26
Resultado
Porto do Açu bate recorde histórico em movimentações
13/03/26
Meio Ambiente
Após COP30, IBP promove encontro para debater agenda cli...
13/03/26
QAV
Aprovada resolução que revisa as regras voltadas à quali...
13/03/26
Biocombustíveis
ANP participará de projeto de pesquisa sobre aumento de ...
13/03/26
Resultado
Petrobras recolheu R$ 277,6 bilhões de Tributos e Partic...
13/03/26
Internacional
Diesel S10 sobe 16,43% em 12 dias, mostra levantamento d...
13/03/26
Pré-Sal
Shell conclui assinatura de contratos de alienação que a...
12/03/26
Energia Elétrica
Geração distribuída atinge marco de 50 GW e se consolida...
12/03/26
FEPE
FEPE 2026: ação em movimento
11/03/26
Bacia de Santos
Lapa Sudoeste inicia produção, ampliando a capacidade no...
11/03/26
Pré-Sal
Primeiro óleo de Lapa Sudoeste consolida produção do pré...
11/03/26
Gás Natural
Gas Release pode atrair novos supridores e criar competi...
11/03/26
Resultado
PRIO registra receita de US$ 2,5 bilhões em 2025 com exp...
11/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23