E&P

Produção de Petróleo e Gás Natural em Janeiro

Agência Petrobras
19/02/2015 11:45
Produção de Petróleo e Gás Natural em Janeiro Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 396

A Petrobras informa que sua produção total de petróleo e gás natural no Brasil, em janeiro de 2015, foi de 2,661 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), mesmo patamar registrado em dezembro do ano anterior (2,675 milhões boed).

A produção total de petróleo e gás operada pela Petrobras no Brasil, incluindo a parcela operada para empresas parceiras, foi de 2,910 milhões de boed, mesmo nível alcançado em dezembro de 2014 (2,917 milhões boed).

A produção própria de petróleo no Brasil, em janeiro, foi de 2,192 milhões de barris por dia (bpd), 0,9% abaixo da produção de dezembro, de 2,212 milhões bpd. Já a produção de petróleo operada pela Petrobras no país em janeiro, que inclui a parcela operada para as empresas parceiras,  foi de 2,370 milhões de  bpd, 0,7% inferior à do mês anterior (2,386 milhões bpd).

A pequena redução no volume produzido em janeiro deve-se, principalmente, ao encerramento das operações do navio-plataforma FPSO Marlim Sul, no campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos, e do FPSO Dynamic Producer, que encerrou o teste de longa duração no campo de Berbigão, na Bacia de Santos.

Novos poços em produção

A desmobilização dos dois FPSOs ocorrida em janeiro foi compensada, no período, pelo crescimento da produção decorrente da entrada em operação de novos poços no FPSO Mangaratiba, no campo de Lula, na Bacia de Santos, e nas plataformas P-52 e P-62, no campo de Roncador, na Bacia de Campos. Sete novos poços offshore começaram a operar nas bacias de Campos e Santos, em janeiro. Destes, dois são produtores e cinco são injetores.

Conforme planejamento da companhia, foram executadas paradas da produção para manutenção de algumas plataformas no mês de janeiro, com destaque para as paradas das plataformas P-57 e P-58, nos campos de Jubarte, Baleia Franca e Baleia Azul, na Bacia de Campos. Ambas as unidades já voltaram a produzir.
Novo recorde no pré-sal

A produção de petróleo no pré-sal das bacias de Santos e Campos bateu novo recorde mensal, em janeiro, ao atingir a média de 669 mil bpd, incluída a parcela operada para as empresas parceiras, 0,5% acima do recorde atingido em dezembro, que foi de 666 mil bpd. Esta produção não inclui o volume de gás natural. Esta produção representa aproximadamente 28% da produção de óleo operada pelo Petrobras no Brasil.

Melhoria constante da eficiência operacional


O Programa de Aumento da Eficiência Operacional (Proef), por sua vez, continua acumulando excelentes resultados: foi responsável por uma produção superior a 134,9 mil bpd nos sistemas existentes das unidades operacionais Rio, Bacia de Campos, Espírito Santo e Santos.
Recorde na produção de gás natural

A produção própria de gás natural da empresa em janeiro no Brasil, excluído o volume liquefeito, foi de 75,559 milhões de m3 /dia, 1,4% superior ao volume alcançado em dezembro. Com isso, a Petrobras alcançou novo recorde histórico.

A produção de gás sem o volume liquefeito operada pela Petrobras em janeiro, que inclui a parcela das empresas parceiras da empresa, também atingiu novo recorde histórico, de 85,999 milhões de m3 /dia, 1,7% acima do volume do mês anterior.

Produção no exterior em janeiro é de 183,8 mil barris de óleo equivalente

No exterior foram produzidos, no mês de janeiro, 183,8 mil barris de óleo equivalente por dia (boed), 2,2 % abaixo dos 187,9 mil boed produzidos no mês anterior. O volume inclui petróleo e gás natural.

A produção média de petróleo em janeiro, de 97,6 mil barris de petróleo por dia (bpd), ficou 1,9% abaixo dos 99,5 mil bpd produzidos no mês anterior, em função, principalmente, da menor produção registrada no campo de Agbami, Nigéria.

A produção média de gás natural no exterior foi de 14,646 milhões de m³/dia, 2,5% abaixo do volume produzido no mês de dezembro, que foi de 15,022 milhões de m³/dia. Esta queda deve-se à menor produção no campo de Sábalo, no bloco de San Antonio, na Bolívia, em função de intervenção para manutenção no poço SBL-X1, já concluída.

Produção informada à ANP


A produção total informada à ANP foi de 11.180.273 m³ de petróleo e 2.796.573 mil m³ de gás em janeiro de 2015. Esta produção corresponde à produção total das concessões em que a Petrobras atua como operadora. Não estão incluídos os volumes de xisto, LGN (líquido de gás natural) e a produção de parceiros em campos de que a Petrobras não é operadora.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19