Álcool

Produção consome 70% da safra

Jornal do Commercio
16/05/2008 11:47
Visualizações: 98 (0) (0) (0) (0)

Perto de 70% do total de cana-de-açúcar processado até agora na safra 2008/09 do Brasil foi direcionado para a produção de álcool, informou a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica). De acordo com levantamento parcial da safra, divulgado na noite de quarta-feira pela entidade, 67% de 20,7 milhões de toneladas de cana foram para álcool, enquanto 33% se destinaram à produção de açúcar.

 

"Nunca no passado o setor trabalhou com uma divisão de percentuais entre etanol e açúcar tão fortemente voltada para o etanol, algo que ocorreu pontualmente agora em função de uma necessidade específica, que era garantir o abastecimento", afirmou o diretor técnico da Unica, Antonio de Pádua Rodrigues.

 

Como esperado, as chuvas atípicas para o período fizeram com que o volume de cana processado até agora ficasse praticamente estável (alta de apenas 2,2%) na comparação com igual período no ano passado, quando a safra foi menor.

 

Como resultado da forte orientação alcooleira da safra, a produção de açúcar na safra atual até o dia 1o de maio foi de 674 mil toneladas, ou 20,8% abaixo da registrada em igual período da safra anterior.

 

A Unica informou que as chuvas nos meses de março e abril geraram uma perda de 30% no aproveitamento do tempo para as usinas da região Centro-Sul. Segundo a entidade, o índice de aproveitamento do tempo para o período março-abril caiu para 55% na safra 2008/09, contra 78% no mesmo período durante a safra 2007/08.

 

"Na prática, isso significa que 10 milhões de toneladas de cana deixaram de ser processadas até o final de abril", disse Pádua, acrescentando que devido às chuvas cerca de 40 usinas com início de atividades previsto para março e abril postergaram a moagem.

 

A produtividade está baixa no início do processamento na comparação com a safra passada. Até 1o de maio foi verificada média de 103,1 quilos de ATR (açúcar total recuperável) por tonelada de cana, contra 113,5 quilos no ano passado.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Hidrelétricas
GE Vernova garante pedido de Operação & Manutenção nas u...
01/07/25
Energia Solar
GoodWe e Fotus miram liderança em mercado bilionário no ...
01/07/25
Oportunidade
Auren Energia abre inscrições para Programa de Estágio 2025
01/07/25
Etanol de milho
Reconhecimento internacional do etanol de milho para pro...
01/07/25
Resultado
Maio registra recorde nas produções de petróleo e de gás...
01/07/25
Sustentabilidade
Binatural conquista certificação internacional em susten...
01/07/25
Firjan
Produção de petróleo na porção fluminense da Bacia de Ca...
01/07/25
ANP
Divulgado o resultado final do PRH-ANP 2025
01/07/25
Evento
Maior congresso técnico de bioenergia do mundo reúne 1,6...
01/07/25
Energia Eólica
Nova MP não será suficiente para conter impactos pervers...
30/06/25
Combustíveis
Gasolina cai só 0,78% em junho, mesmo após reajuste de 5...
30/06/25
Evento
Brasil avança na transição energética com E30 e B15 e re...
30/06/25
Fiscalização
ANP divulga resultados de ações de fiscalização em 12 un...
30/06/25
Pessoas
Patricia Pradal é a nova presidente da Chevron América d...
30/06/25
IBP
Manifesto em Defesa do Fortalecimento da ANP
30/06/25
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2024
30/06/25
Etanol
Preços do etanol sobem na última semana de junho
30/06/25
Combustíveis
Fiscalização: ANP realiza novo debate sobre medida repar...
27/06/25
Margem Equatorial
Capacidade de inovação da indústria de O&G impulsiona es...
27/06/25
Biocombustíveis
Sifaeg comemora aprovação do E30 e destaca ganhos para o...
27/06/25
Transição Energética
Sebrae Rio promove Seminário sobre Transição Energética ...
27/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.