E&P

Primeiros testes em Manati indicam grande potencial

Os dois primeiros poços perfurados apresentaram vazão conjunta de 1,8 milhão de m³ de gás natural e 60 m³ de condensado de petróleo por dia. O campo deverá começar a produzir em setembro.

Redação
08/08/2006 03:00
Visualizações: 356

Os dois primeiros poços perfurados pela Petrobras e parceiros no campo de Manati, na Bacia de Camamu, no Sul da Bahia, apresentaram juntos vazão de, aproximadamente, 1 milhão e 800 mil m³ de gás natural e 60 m³ de condensado de petróleo por dia. Os primeiros testes de produção, concluídos esta semana, confirmam o grande potencial dos reservatórios da Formação Sergi, onde o campo está localizado. O projeto é operado pela Petrobras em  consórcio com as empresas Queiroz Galvão e Rio das Contas (do grupo Norse Energy, da Noruega).

O campo de Manati deverá começar a produzir em setembro. Os dois  primeiros poços contribuirão, de início, com cerca de 2 milhões de m³ de gás por dia, podendo chegar à capacidade máxima de 3 milhões. O Projeto Manati prevê a perfuração de sete poços, ao todo, e deverá produzir cerca de 6  milhões de m³/dia de gás  natural a partir do início de 2007, contribuindo decisivamente  para a consolidação do mercado de gás do Nordeste brasileiro.

Para que o campo de Manati entre em operação, estão sendo  instalados uma plataforma fixa de produção em águas rasas, 125  quilômetros de gasodutos e uma estação de tratamento de gás no município de São Francisco do Conde (BA). As obras estão em  fase final de construção.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19