Apoio Offshore

Primeiros PSVs movidos a etanol serão desenvolvidos pela CMM e Wartsila

Projeto de construção de barcos de apoio marítimo pode levar à redução drástica de emissões de poluentes pelo setor marítimo.

Redação TN Petróleo/Assessoria
20/08/2024 12:15
Primeiros PSVs movidos a etanol serão desenvolvidos pela CMM e Wartsila Imagem: Divulgação Visualizações: 1742 (0) (0) (0) (0)

A Compagnie Maritime Monégasque (CMM) e a Wartsila assinaram um memorando de entendimento (MoU) com o objetivo de construir os primeiros barcos de apoio marítimo (PSVs) do mundo movidos a etanol. A parceria destaca o compromisso de ambas as empresas em reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa na indústria marítima.

Esta iniciativa pioneira é baseada em um conceito de design colaborativo que utiliza a versátil plataforma de motores multifuel da Wartsila, o Wartsila 32. Em um avanço significativo em fevereiro deste ano, a Wartsila realizou testes bem-sucedidos em seu laboratório em Vaasa, na Finlândia, utilizando etanol como combustível principal em um motor Wartsila 32 em escala real. Esses testes inovadores confirmaram a capacidade do motor de operar eficientemente com uma variedade de combustíveis, incluindo diesel, biodiesel, óleo combustível pesado (HFO), metanol e etanol.

A CMM obteve aprovação financeira preliminar do Fundo da Marinha Mercante Brasileira (FMM) para construir 10 navios de apoio offshore (OSVs) no Brasil. A incorporação do etanol na estratégia operacional desses navios está alinhada com a visão da CMM de desenvolver uma frota com combustível mais limpo para operações tanto no Brasil quanto internacionalmente.

O acordo entre a CMM e a Wartsila estabelece um cronograma acelerado para a construção do primeiro navio, marcando um passo significativo em direção à aplicação industrial da plataforma multifuel Wartsila 32. Juntas, as duas empresas estão prontas para liderar a indústria marítima rumo a um futuro mais sustentável.

"Estamos entusiasmados em colaborar com a Wartsila para construir a primeira embarcação movida a etanol no setor marítimo. Nosso objetivo é construir esses navios no Brasil, garantindo que nossos clientes possam alcançar reduções substanciais nas emissões de gases de efeito estufa, apresentando uma alternativa viável para um futuro mais verde no setor marítimo", afirma Christophe Vancauwenbergh, CEO da CMM.

"Com as empresas de transporte marítimo sob crescente pressão para descarbonizar suas operações, a Wartsila continua dedicada ao desenvolvimento e teste de tecnologias e soluções para combustíveis marinhos de baixo e zero carbono. Estamos totalmente alinhados com a visão da CMM de acelerar a indústria marítima em direção ao transporte com emissões líquidas zero. Este acordo reforça ainda mais nosso compromisso com soluções inovadoras que possibilitam um futuro mais sustentável", declarou Roger Holm (foto), presidente da Wartsila Marine e vice-presidente executivo da Wartsila Corporation.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Reconhecimento
Porto de Itaguaí vence em crescimento na movimentação de...
29/08/25
Offshore
MODEC firma parceria para desenvolver tecnologia inédita...
28/08/25
IBP
Posicionamento - Operações representam passo fundamental...
28/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
27/08/25
PPSA
Leilão de Áreas Não Contratadas será realizado em dezembro
26/08/25
Logística
Vast Infraestrutura inicia construção do parque de tanca...
26/08/25
Biodiesel
Rumo a uma navegação mais sustentável, Citrosuco inicia ...
26/08/25
Evento
Cubo Maritime & Port completa três anos acelerando desca...
22/08/25
ANP
Artur Watt Neto e Pietro Mendes são aprovados para diret...
21/08/25
Indústria Naval
Metizoft marca presença na Navalshore 2025 reforçando su...
20/08/25
Margem Equatorial
Embarcação é um dos recursos que serão colocados em prát...
19/08/25
Certificação
Transpetro recebe certificação inédita por programa de t...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Portos
Concessões no setor de portos somam R$ 30 bilhões em inv...
18/08/25
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
Terminais
Wilson Sons recebe pelo 5º ano seguido o Selo Ouro do Pr...
14/08/25
PPSA
Produção de petróleo da União bate novo recorde e alcanç...
14/08/25
Drilling
Constellation lança chamada para apoiar projetos inovado...
13/08/25
Transição Energética
Sergipe elabora Plano de Transição Energética e se posic...
13/08/25
Rio de Janeiro
Grupo Mac Laren confirma presença na Navalshore 2025 com...
11/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23