Hidrogênio Verde

Primeiro Projeto Piloto de Hidrogênio Verde Fotovoltaico de 10.000 toneladas da China entra em produção

A China Petroleum & Chemical Corporation concluiu a construção do Projeto Piloto de Hidrogênio Verde Sinopec Xinjiang Kuqa (o "Projeto"), o maior projeto fotovoltaico da China de produção de hidrogênio verde atualmente. Ele está em operação para produzir anualmente um hidrogênio verde de 20.000 toneladas em plena capacidade, um avanço significativo nas aplicações industriais em escala do hidrogênio verde na China.

Redação TN Petróleo/Assessoria Sinopec
31/08/2023 12:03
Primeiro Projeto Piloto de Hidrogênio Verde Fotovoltaico de 10.000 toneladas da China entra em produção Imagem: Divulgação Visualizações: 2179

O hidrogênio verde produzido pelo Projeto irá fornecer à Sinopec Tahe Petrochemical no intuito de substituir o gás natural existente e a energia fóssil utilizada na produção de hidrogênio, concretizando o desenvolvimento de baixo carbono do processamento moderno de petróleo e do acoplamento de hidrogênio verde.

O Projeto é a primeira utilização em larga escala da geração de energia fotovoltaica na China para produzir hidrogênio verde diretamente. Utilizando os abundantes recursos solares em Xinjiang, o Projeto possui uma planta de hidrogênio de água eletrolisada com capacidade anual de 20.000 toneladas, um tanque esférico de armazenamento de hidrogênio com capacidade de armazenamento de hidrogênio de 210.000 metros cúbicos padrão e dutos de transmissão de hidrogênio com capacidade de 28.000 metros cúbicos padrão por hora. Espera-se que o Projeto, sendo a primeira aplicação em escala de refino de hidrogênio verde, reduza as emissões de dióxido de carbono em aproximadamente 485.000 toneladas por ano. A Sinopec enfrentou vários gargalos, incluindo a produção flexível de hidrogênio sob o cenário de flutuação de energia de nova geração, e conseguiu a localização dos principais equipamentos e materiais principais.

Com foco no transporte de hidrogênio e no refino de hidrogênio verde, a Sinopec está acelerando o seu desenvolvimento de hidrogênio com o estabelecimento de mais de 100 estações de reabastecimento de hidrogênio, possuindo e operando o maior número de estações de reabastecimento de hidrogênio no mundo até o momento.

No campo do refino de hidrogênio verde, a Sinopec tem avançado vigorosamente na energia eólica centralizada e no desenvolvimento fotovoltaico, estabelecendo projetos de grande escala que integram a geração de energia renovável, a produção, o armazenamento e a utilização de hidrogênio.

Além do Projeto, o projeto de hidrogênio verde da Sinopec em Ordos, que produzirá 30.000 toneladas anuais, começou a ser construído em Fevereiro de 2023, enquanto o projeto Ulanqab está agora em fase de planejamento. Em direção às metas de "duplo carbono", a Sinopec está comprometida em reduzir as emissões de carbono e em apoiar e promover continuamente o desenvolvimento verde e de baixo carbono.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ESG
O "Selo Verde" e as Exigências ESG no Acordo UE-Mercosul
24/03/26
IBEM26
iBEM 2026 reúne especialistas e discute futuro da energia
23/03/26
Energia Solar
Newave Energia e Gerdau inauguram Complexo Solar de Barr...
19/03/26
Etanol
Geopolítica e energia redesenham o papel do etanol no ce...
19/03/26
Energia Elétrica
Copel vence leilão federal e vai aumentar em 33% a capac...
19/03/26
Etanol
Etanol mantém leve alta no indicador semanal, enquanto P...
16/03/26
Meio ambiente
Após COP30, IBP promove encontro para debater agenda cli...
13/03/26
Energia Elétrica
Geração distribuída atinge marco de 50 GW e se consolida...
12/03/26
Comunicação e Sustentabilidade
Anúncios criados com IA se expandem e ampliam pressão po...
11/03/26
Combustível
Etanol volta a subir no indicador semanal
09/03/26
Transição Energética
Braskem avança na jornada de transição energética com in...
05/03/26
Meio ambiente
Porto Sudeste transforma uniformes em brindes sustentáveis
05/03/26
Energia Solar
GoodWe e RB Solar anunciam parceria estratégica para ace...
05/03/26
IBEM26
Inovação, ESG e Sustentabilidade
04/03/26
Biometano
Revisão de regras de especificação e controle da qualida...
04/03/26
Etanol
Nos 50 anos de ORPLANA, Cana Summit debate o futuro da p...
04/03/26
Etanol
Quedas nos preços dos etanóis ficam acima de 3% na semana
03/03/26
Pessoas
José Guilherme Nogueira assume coordenação da Comissão d...
02/03/26
Combustível
Etanol amplia perdas e encerra semana com nova queda nos...
02/03/26
Comunicação e Sustentabilidade
Polarização global do ESG redefine critérios de reputaçã...
28/02/26
Direito
Justiça garante salário-maternidade ao pai após morte da mãe
26/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23