P&D

Primeiro Centro Tecnológico de óleo e gás da Clariant na América Latina será no Brasil

O empreendimento da companhia suíça será instalado na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, nas próximas semanas. Ele estará interligado aos quatro Centros Globais de Tecnologia da Clariant Oil Services, localizados nos EUA, Reino Unido, Alemanha e Malásia. O principal foco será o de

Redação
31/05/2012 14:49
Primeiro Centro Tecnológico de óleo e gás da Clariant na América Latina será no Brasil Visualizações: 17
A suíça Clariant Oil Services, multinacional de especialidades químicas e serviços customizados para a indústria mundial de petróleo e gás, anunciou hoje que vai inaugurar o primeiro Centro Tecnológico da empresa na América Latina para atender o setor. O centro será instalado na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, nas próximas semanas.
 
"Todos os equipamentos já estão no centro, estamos nos ajustes finais, na fase de testes - principalmente no que se refere a sustentabilidade e segurança, mas em algumas semanas, no máximo daqui há um mês estará operando", afirma Carlos Tooge, vice-presidente da Clariant Oil & Mining Services para a América Latina.
 
A unidade brasileira, que terá cerca de 600 m², estará interligada aos quatro Centros Globais de Tecnologia da Clariant Oil Services, instalados nos Estados Unidos (Houston, Texas), Reino Unido (Aberdeen,Escócia), Alemanha (Frankfurt) e Malásia, além do laboratório de testes da empresa na Noruega. Também dará suporte aos TECs (TechnicalExcellence Centers) da Clariant Oil Services na Argentina, Colômbia e Venezuela, assim como aos laboratórios de aplicação instalados em vários países da América Latina.
 
Segundo o executivo, o centro tecnológico da Clariant atenderá todas as atividades do setor de óleo e gás, principalmente nas operações em águas profundas e no pré-sal, desde a etapa exploratória (perfuração e completação de poços) até produção, inclusive na recuperação avançada de óleo (enhanced/improvedoilrecovery).
 
O centro terá como foco principal o desenvolvimento de produtos multifuncionais, de forma a otimizar a logística de suprimento às áreas mais distantes de exploração e produção. Além de abrigar laboratórios de P&D, o empreendimento contará com um centro de treinamento para todos os colaboradores latino-americanos, incrementando e fomentando o crescimento sustentável através do desenvolvimento humano e tecnológico.
 
"Os dois grandes desafios deste centro são o pré-sal e a recuperação de campos maduros", indica Tooge. De acordo com ele, as obras do centro foram iniciadas em julho do ano passado.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19