Energia Solar

Primeira usina solar fotovoltaica da Cocal entra em operação em outubro

A unidade ficará localizada no município de Pirapozinho (SP) com capacidade de produção média de 3.500 MWh / ano – geração suficiente para atender cerca de 1.000 consumidores de pequeno e médio porte

Redação TN Petróleo/Assessoria
15/09/2023 17:12
Primeira usina solar fotovoltaica da Cocal entra em operação em outubro Imagem: Divulgação Visualizações: 1693 (0) (0) (0) (0)

A empresa do sucroenergético do oeste paulista segue na expansão dos negócios e apostando em novos produtos de energia limpa e renovável. A Cocal já conta com a produção de energia elétrica a partir de dois processos: da queima de biomassa da cana-de-açúcar e do biogás em motogeradores. A partir do mês que vem entra em atividade a terceira via – uma usina solar fotovoltaica com produção 100% destinada para venda aos clientes da região.

“Nossa jornada começou na década de 80 com a produção do etanol e do açúcar – que continuam sendo o carro-chefe da empresa. Nos últimos anos, começamos um grande investimento no biometano e agora vamos explorar a energia solar. O objetivo é crescer cada vez mais nesse ecossistema oferecendo todo o potencial dos produtos verdes aos clientes e contribuindo para a descarbonização da matriz energética brasileira” afirma o diretor comercial e de novos produtos da Cocal, Andre Gustavo Silva.

Essa será a primeira usina de energia solar da empresa. As obras começaram em julho / 23 e o investimento é de R$ 10 milhões. O modelo de gestão escolhido para a nova usina será o de Geração Distribuída (GD) com a criação de um consórcio, uma ótima opção para pequenos e médios estabelecimentos comerciais que buscam reduzir impactos ambientais e, ao mesmo tempo, custos devido à proximidade entre produtor e cliente final.

A nova usina solar está localizada em um distrito industrial que contará com a energia elétrica renovável e já possui acesso ao gasoduto exclusivo de biometano da Cocal. Ou seja: energia e combustível verdes para os empreendedores da região. De acordo com Andre, a usina solar será conectada diretamente à rede de distribuição elétrica local (atende os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul).

“O foco inicial são os pequenos e médios empresários locais. Por exemplo: padarias, mercados e açougues, além de residências. Vamos evitar as perdas de eficiência decorrentes de longos transportes que, lá na frente, seriam adicionadas na tarifa final. Estamos falando de vantagem ambiental e financeira”, reforça o diretor.

Para o próximo ano, a Cocal já estuda a construção de duas novas usinas solares fotovoltaicas na região do oeste paulista.

 

Sobre a Cocal:

A Cocal é uma empresa 100% nacional, produtora de cana-de-açúcar, açúcar, etanol, energia elétrica, biometano, CO2 food grade e levedura seca. Com atuação há mais de quatro décadas no setor sucroenergético, vem investindo cada vez mais em tecnologias de ponta para o aproveitamento máximo da cana-de-açúcar. Suas áreas industriais estão localizadas nos municípios de Paraguaçu Paulista e Narandiba, no oeste do estado de São Paulo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Rede de Oportunidades na Navalshore 2025 bate recorde de...
22/08/25
Mobilidade Sustentável
Shell Eco-marathon Brasil 2025 desafia os limites da mob...
22/08/25
Evento
Cubo Maritime & Port completa três anos acelerando desca...
22/08/25
IBP
27º Encontro do Asfalto discute futuro da pavimentação c...
22/08/25
RenovaBio
ANP aprova primeiro certificado da produção eficiente de...
22/08/25
Pessoas
Bruno Moretti é o novo presidente do Conselho de Adminis...
22/08/25
Gasodutos
ANP realizará consulta pública sobre propostas tarifária...
21/08/25
Combustíveis
Revendedores de combustíveis: ANP divulga orientações de...
21/08/25
Firjan
Investimentos no estado do Rio de Janeiro podem alcançar...
21/08/25
Energia Solar
Thopen inaugura 6 usinas solares e amplia atuação no Par...
21/08/25
Meio ambiente
15 anos depois, artigo técnico sobre emissões fugitivas ...
21/08/25
ANP
Artur Watt Neto e Pietro Mendes são aprovados para diret...
21/08/25
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
20/08/25
Petrobras
Construção da primeira planta de BioQAV e diesel renováv...
20/08/25
Indústria Naval
Firjan participa da abertura da Navalshore 2025
20/08/25
Margem Equatorial
Sonda afretada pela Petrobras chega ao Amapá para atuar ...
19/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta R$ 13,7 bilhões em n...
19/08/25
Firjan
Rio ganha Centro de Referência em Metalmecânica da Firja...
19/08/25
PD&I
CEPETRO desenvolve para a Petrobras ferramenta que integ...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Logística
PetroReconcavo e Dislub constroem rota inédita para esco...
18/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.