No final da tarde desta quinta-feira (28) foi batizada no Rio de Janeiro a primeira balsa de lançamento de dutos produzida no Brasil, a Locar Pipe. A nova embarcação vai servir o mercado de óleo e gás e já está sendo negociado o primeiro contrato para 2014.
O projeto foi desenvolvido pela Locar, e a unidade será a única com capacidade para atuar no lançamento de dutos em águas rasas, com profundidade de até 100 metros. O investimento foi de US$ 140 milhões, sendo 60% da Locar e 40% obtido através de financiamento do do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O casco da Locar Pipe foi feito no estaleiro Rio Maguari em Belém (PA) e finalizado na sede marítima da própria Locar localizada na Ilha do Governador (RJ).
"Acreditamos muito na renovação dos dutos principalmente na região dos campos de produção de petróleo e gás no Nordeste. A Locar ainda tem muito para crescer. Nosso foco está nas empresas que prestam serviços em lançamento de dutos", afirmou o diretor marítimo da Locar, Ricardo Alves.
Segundo o diretor da Locar, apesar do equipamento de lançamento de dutos da Locar Pipe ser italiano, a embarcação possui 70% de conteúdo nacional. Ainda de acordo com Alves, atualmente a embarcação está em negociação para operar também no Golfo do México.