Bolívia

Presidentes sul-americanos se reúnem nesta quinta-feira

O presidente da Bolívia, Evo Morales, adiantou, na noite de quarta-feira (03/05), que a reunião com os presidentes do Brasil, Argentina e Venezuela será sobre a integração energética sul-americana e não sobre os preços do gás. No entanto, espera que importadores aceitem revisão de preços.

Redação com agênc
04/05/2006 03:00
Visualizações: 20

O presidente da Bolívia, Evo Morales, adiantou na noite de quarta-feira (03/05), que a reunião com os presidentes do Brasil,Luís Inácio Lula da Silva, da Argentina, Nestor Kirschner, e da Venezuela, Hugo Chávez, será para discutir a integração energética sulamericana e não para negociar os preços de exportação de gás para Brasil e Argentina. No entanto, Morales defende que Brasil e Argentina devem entender a necessidade do aumento do preço do gás exportado.

“Sim, Brasil e Argentina têm que aumentar o preço do gás que estão comparando porque segundo o acordo, a revisão deveria ter ocorrido em 2004 e, portanto, lamento que os governos não tenham feito isso", afirmou o Morales, logo após reunir-se com o presidente venezuelano no Palácio Quemado, sede do governo boliviano.

O presidente da Bolívia comentou, ainda, que a nacionalização é uma decisão soberana do país e nada será negociado sobre isso. 

A respeito da decisão da Petrobras de cancelar investimentos na Bolívia, o presidente avaliou que esta é uma decisão soberana deste país (Brasil). "Podem chantagear, mas não é possível que com nossos recursos eles tenham uma grande empresa e deixem mal a economia de nosso país", argumentou.

O presidente boliviano recordou que por falta de uma administração nacional a YPFB ficou muito mal no passado e comentou a experiência da estatal venezuelana, a PDVSA, que há nove anos passava por uma situação parecida e que agora é uma das companhias mais importantes do mundo. "Neste momento a PDVSA recuperou seus hidrocarbonetos e com o companheiro Chávez chegou a ser o que é agora", declarou.

O presidente da Venezuela havia manifestado seu apoio à decisão de nacionalização da indústria de petróleo e gás na Bolívia. Segundo a afirma a Agência Boliviana de Informação (ABI), o presidente Chávez veio à Bolívia para inteirar-se sobre o decreto 28701, que determina a nacionalização.

"Viemos aprender a sabedoria dos bolivianos", assegurou Chavéz, que expressou sua confiança de que a Bolívia chegará a acordos com as empresas transnacionais da Amércia do Sul e Europa sobre este processo. O mandatário venezuelano reconheceu, no entanto, que a decisão causou algumas expeculações nos países sul-americanos, mas após conversas com seus colegas, como o presidente do Brasil, ficou decidido que "nada melhor do que conversar sobre todos os irmãos e amigos sobre o tema".

A reunião entre os presidentesa da Bolívia, Brasil, Argentina e Venezuela ocorre nesta quinta-feira (04/05) em Puerto de Iguazú.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19