Itaipu

Presidente paraguaio debate projetos estratégicos de Itaipu com diretores da usina

Redação/Assessoria
25/05/2017 18:13
Visualizações: 384

O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, reuniu-se em Assunção com os diretores gerais da Itaipu Binacional, Luiz Fernando Vianna (Brasil) e James Spalding (Paraguai), para discutir alguns cenários de futuro para os dois países, que incluem projetos estratégicos da usina.

O encontro foi nesta quinta-feira (25) no Palácio do Governo. Na capital paraguaia também ocorreu a milésima Reunião da Diretoria Executiva de Itaipu, com a participação de todos os diretores das duas margens da usina, na sede da binacional.

Esta foi primeira visita oficial de Vianna à residência presidencial paraguaia desde que ele assumiu a diretoria brasileira da binacional há dois meses. Antes disso, no final de março, o presidente e o diretor já haviam se encontrado na inauguração da fábrica da Estrela na Zona Franca Global, em Ciudad del Este.

Luiz Fernando Vianna, que é engenheiro eletricista com mais de 30 anos dedicados ao setor elétrico, comentou que o encontro com o presidente paraguaio foi uma oportunidade de debater temas estratégicos para o desenvolvimento dos dois países, sócios na usina binacional. Entraram na pauta a revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu e a modernização das unidades geradoras.

O diretor-geral brasileiro ressaltou o aspecto positivo da binacionalidade da empresa e disse que há um grande alinhamento, nos dois lados da usina, entre os temas de maior interesse. Para ele, essa sinergia garante segurança para o encaminhamento de projetos em comum.

“Na Itaipu encontrei um corpo técnico altamente qualificado; uma empresa de referência internacional, que reflete o bom relacionamento entre Brasil e Paraguai”, disse.

Em relação ao Anexo C, que será revisto em 2023, Vianna considerou que os estudos entre brasileiros e paraguaios devem trazer vantagens para ambos os países. “Temos que manter o que já conquistamos e colocar em prática projetos que beneficiem Brasil e Paraguai”, afirmou.

Ele aproveitou para mais uma vez lembrar que o Anexo C é o que prevê o repasse de royalites pela produção de energia elétrica, mas que a revisão não acabará com este pagamento. “Enquanto Itaipu gerar energia, haverá pagamento do recurso hídrico, que se reverte em investimentos em saúde, educação e qualidade de vida para toda a população do seu entorno”.

Já em relação ao projeto de atualização tecnológica das unidades geradoras, a modernização garantirá a sustentabilidade operacional da usina para as próximas décadas.

Itaipu é a maior usina hidrelétrica em geração de energia elétrica do mundo. Em 2016, conquistou a marca inédita de mais de 103 milhões de megawatts-hora (MWh).

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,5 bilhões de MWh. Em 2016, a usina retomou a liderança mundial em geração de energia, com a marca de 103.098.366 MWh gerados. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 76% do Paraguai.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.