Evento

Presidente da UDOP destaca desafios e oportunidades do setor na abertura da Fenasucro & Agrocana

Redação TN Petróleo/Assessoria
15/08/2023 17:06
Presidente da UDOP destaca desafios e oportunidades do setor na abertura da Fenasucro & Agrocana Imagem: Divulgação Visualizações: 918 (0) (0) (0) (0)

A Fenasucro & Agrocana teve a abertura oficial, na tarde desta terça-feira (15), com a presença de inúmeras autoridades do setor. O evento acontece até a sexta-feira (18) em Sertãozinho (SP).

Na abertura, a UDOP - União Nacional da Bioenergia foi representada pelo diretor presidente, Hugo Cagno Filho, que expressou a honra em participar da maior feira do mundo voltada exclusivamente para a cadeia de bioenergia no Brasil e é reconhecida pela excelência dos expositores e pelo rico conteúdo das palestras.

"Represento aqui a UDOP, que conta com mais de 75 unidades associadas, responsáveis por cerca de 25% de toda a produção de cana-de-açúcaraçúcaretanol e bioeletricidade no Brasil". Além disso, o diretor presidente da UDOP parabenizou as autoridades presentes, incluindo Evandro Gussi, presidente de honra da Fenasucro & Agrocana, e Paulo Montabone, a quem atribuiu grande esforço para elevar o evento ao nível nacional e internacional.

Desafios e oportunidades
Na abertura, Hugo Cagno Filho enfatizou a necessidade de ampliar as pesquisas aplicadas nas usinas, sobretudo em relação ao aumento da produtividade dos canaviais. "Nas últimas décadas, ficamos estagnados na faixa de 75 toneladas por hectare, oscilando cerca de 10 toneladas para cima ou para baixo, dependendo das condições climáticas, o que gera margens muito estreitas. Temos potencial para ultrapassar esse patamar e alcançar produtividades de três dígitos, mas isso demanda pesquisas e tecnologias acessíveis à maioria das unidades e produtores".

O diretor presidente da UDOP também mencionou a melhoria da competitividade do etanol e apontou para as margens reduzidas decorrentes da política de preços governamentais e outros fatores. "É nossa responsabilidade mostrar ao mundo o potencial do etanol brasileiro na transição energética, especialmente neste momento em que observamos muitos países aderindo à eletrificação veicular sem considerar a origem da energia que alimentará os automóveis. O Brasil, por sua vez, apresenta uma resposta alinhada aos discursos mais sustentáveis do planeta. Essa resposta é o etanol".

Hugo Cagno Filho concluiu o discurso enfatizando a importância da união. "Enfrentamos apenas alguns desafios, aos quais chamamos de oportunidades. Coloco a UDOP à disposição para levantar essas e outras bandeiras, juntos, na certeza de que a força da união fará toda a diferença".

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
Petrobras vai escoar mais gás do pré-sal para baixar pre...
07/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
07/07/25
Indústria Naval
Estaleiros brasileiros e chineses assinam documento para...
07/07/25
Etanol
Anidro sobe 0,11% e hidratado recua 0,17% na semana
07/07/25
Porto de Santos
Ageo Terminais conclui captação de R$ 154 milhões em deb...
07/07/25
Logística
Durante o Macaé Energy, Líder Aviação destaca experiênci...
07/07/25
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.