Empresas

Presidente da Petrobras participa de evento na ONU

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, participou ontem (24/06), em Nova York, do UN Global Compact Leaders Summit 2010, evento organizado pela ONU que reunirá mais de mil líderes de todo o mundo.

Agência Petrobras
25/06/2010 13:15
Visualizações: 56

O  presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, participou ontem  (24/06), em Nova York, do UN Global Compact Leaders Summit 2010, evento organizado pela ONU que reunirá mais de mil líderes de todo o mundo.

 

Conduzido pelo Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, o encontro celebra os dez anos do Pacto Global, iniciativa por meio da qual as organizações se comprometem voluntariamente a cumprir e comunicar seu desempenho em relação a dez princípios relacionados a Trabalho, Direitos Humanos, Meio Ambiente e Transparência. Com mais de 8,2 mil signatários em mais de 135 países, o Pacto Global é a maior iniciativa de responsabilidade corporativa do mundo.

 

Gabrielli participou do painel Leading the Change (Liderando a Mudança), no qual falou  sobre os avanços na implementação dos princípios do Pacto Global. No painel foi apresentado o documento Blueprint for Corporate Sustainability Leadership within the UN Global Compact, que tem como objetivo fortalecer o comprometimento das empresas signatárias com a iniciativa e buscar avanços na implementação, por parte das empresas, dos dez princípios do Pacto Global.

 

A Petrobras também participou, nesta quarta-feira (23/06), do 6º Encontro do Grupo de Trabalho do décimo princípio relacionado ao combate à corrupção, evento paralelo ao Leaders Summit. O grupo lançou o Guia das Nações Unidas para combate à corrupção na cadeia de fornecedores. A publicação apresenta um modelo para redução dos riscos de corrupção, com exemplos práticos e uma série de ferramentas, estudos de caso e orientações para prevenir e lidar com cenários de corrupção na cadeia de fornecedores. A Petrobras participou da elaboração do documento, que começou a ser construído em 2008 com a colaboração de mais 13 instituições de diferentes países, sob a coordenação da ONU.

 

A Petrobras é uma das patrocinadoras do Leaders Summit 2010 e, desde 2003, é signatária do Pacto Global. A partir de 2006, o presidente da Companhia, José Sergio Gabrielli, passou a integrar o Conselho Internacional da iniciativa. Com isso, a Petrobras tornou-se a única empresa da América Latina e do setor de petróleo e gás a participar do Conselho Internacional.

 

Além de integrar o Conselho, a Petrobras é membro do Comitê Brasileiro do Pacto Global, que também se reunirá durante o Leaders Summit 2010. O Comitê é formado por 35 representantes de instituições brasileiras que são signatárias do Pacto. A Petrobras participa da coordenação das comissões de direitos humanos e trabalho e de governança e educação da Rede Brasileira do Pacto Global.

 

Princípios do Pacto Global da ONU

 

1. Apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente na sua área de influência.
2. Assegurar a não participação da empresa em violações de direitos humanos.
3. Apoiar a liberdade de associação e o reconhecer o direito à negociação coletiva.
4. Eliminar todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.
5. Erradicar efetivamente todas as formas de trabalho infantil da sua cadeia produtiva.
6. Estimular práticas que eliminem a discriminação no emprego.
7. Assumir uma abordagem preventiva, responsável e proativa para os desafios ambientais.
8. Desenvolver iniciativas e práticas para promover e disseminar a responsabilidade sócio-ambiental.
9. Incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente responsáveis.
10. Combater a corrupção em todas as suas formas, incluindo extorsão e suborno.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19