Empresas

Presidente da Petrobras participa de evento na ONU

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, participou ontem (24/06), em Nova York, do UN Global Compact Leaders Summit 2010, evento organizado pela ONU que reunirá mais de mil líderes de todo o mundo.

Agência Petrobras
25/06/2010 10:15
Visualizações: 303

O  presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, participou ontem  (24/06), em Nova York, do UN Global Compact Leaders Summit 2010, evento organizado pela ONU que reunirá mais de mil líderes de todo o mundo.

 

Conduzido pelo Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, o encontro celebra os dez anos do Pacto Global, iniciativa por meio da qual as organizações se comprometem voluntariamente a cumprir e comunicar seu desempenho em relação a dez princípios relacionados a Trabalho, Direitos Humanos, Meio Ambiente e Transparência. Com mais de 8,2 mil signatários em mais de 135 países, o Pacto Global é a maior iniciativa de responsabilidade corporativa do mundo.

 

Gabrielli participou do painel Leading the Change (Liderando a Mudança), no qual falou  sobre os avanços na implementação dos princípios do Pacto Global. No painel foi apresentado o documento Blueprint for Corporate Sustainability Leadership within the UN Global Compact, que tem como objetivo fortalecer o comprometimento das empresas signatárias com a iniciativa e buscar avanços na implementação, por parte das empresas, dos dez princípios do Pacto Global.

 

A Petrobras também participou, nesta quarta-feira (23/06), do 6º Encontro do Grupo de Trabalho do décimo princípio relacionado ao combate à corrupção, evento paralelo ao Leaders Summit. O grupo lançou o Guia das Nações Unidas para combate à corrupção na cadeia de fornecedores. A publicação apresenta um modelo para redução dos riscos de corrupção, com exemplos práticos e uma série de ferramentas, estudos de caso e orientações para prevenir e lidar com cenários de corrupção na cadeia de fornecedores. A Petrobras participou da elaboração do documento, que começou a ser construído em 2008 com a colaboração de mais 13 instituições de diferentes países, sob a coordenação da ONU.

 

A Petrobras é uma das patrocinadoras do Leaders Summit 2010 e, desde 2003, é signatária do Pacto Global. A partir de 2006, o presidente da Companhia, José Sergio Gabrielli, passou a integrar o Conselho Internacional da iniciativa. Com isso, a Petrobras tornou-se a única empresa da América Latina e do setor de petróleo e gás a participar do Conselho Internacional.

 

Além de integrar o Conselho, a Petrobras é membro do Comitê Brasileiro do Pacto Global, que também se reunirá durante o Leaders Summit 2010. O Comitê é formado por 35 representantes de instituições brasileiras que são signatárias do Pacto. A Petrobras participa da coordenação das comissões de direitos humanos e trabalho e de governança e educação da Rede Brasileira do Pacto Global.

 

Princípios do Pacto Global da ONU

 

1. Apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente na sua área de influência.
2. Assegurar a não participação da empresa em violações de direitos humanos.
3. Apoiar a liberdade de associação e o reconhecer o direito à negociação coletiva.
4. Eliminar todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.
5. Erradicar efetivamente todas as formas de trabalho infantil da sua cadeia produtiva.
6. Estimular práticas que eliminem a discriminação no emprego.
7. Assumir uma abordagem preventiva, responsável e proativa para os desafios ambientais.
8. Desenvolver iniciativas e práticas para promover e disseminar a responsabilidade sócio-ambiental.
9. Incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente responsáveis.
10. Combater a corrupção em todas as suas formas, incluindo extorsão e suborno.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Hidrogênio
ANP e OCDE realizam wokshop sobre gerenciamento de risco...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
11/05/26
Refino
Com 385 mil m³, RNEST bate recorde de produção de diesel...
11/05/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em baixa e amplia pressão sobre o ...
11/05/26
Energia Elétrica
Neoenergia renova mais três concessões e anuncia investi...
08/05/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: inscrições abertas at...
08/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23