OTC 2024

Prêmio do Cenpes à Firjan SENAI é destaque na OTC Houston 2024

OTC Houston 2024

Redação TN Petróleo/Assessoria Firjan
10/05/2024 17:52
Prêmio do Cenpes à Firjan SENAI é destaque na OTC Houston 2024 Imagem: Firjan/Paula Johas Visualizações: 298 (0) (0) (0) (0)

A OTC Houston é uma feira internacionalmente reconhecida não apenas pela oportunidade de fazer negócios e novos relacionamentos, mas também para apresentar soluções tecnológicas e de inovação aplicadas aos mercados de petróleo, gás e energias offshore. Durante a feira nos Estados Unidos, foi destacado o reconhecimento concedido pelo Cenpes, centro de pesquisa da Petrobras, à FIRJAN SENAI como uma das agraciadas com o “Prêmio Inventor Petrobras”. O projeto premiado foi de tratamento de águas de produção de óleo e gás.

“Mais uma vez somos reconhecidos pela capacidade técnica e empenho da Firjan SENAI e seus Institutos de Tecnologia e Inovação no desenvolvimento de soluções para aumentar a competitividade da indústria brasileira”, ressaltou Alexandre dos Reis, diretor executivo Firjan SENAI SESI.

Por meio de modelos matemáticos, o projeto avaliou o equilíbrio de partição de ácidos orgânicos, prevendo equilíbrios e potencializando a operação com redução de custos. A água de produção, com composição variável, contém compostos solúveis e insolúveis, sendo influenciada por sais, pressão e reações nas interfaces entre as fases aquosa e orgânica.

“O estudo desses equilíbrios auxiliará no tratamento da água de produção e na minimização do impacto ambiental. Este projeto custou pouco mais de R$ 1 milhão e gerou patente para a Firjan SENAI”, ressaltou Carla Giordano (foto), gerente regional de Pesquisa e Serviços Tecnológicos da Firjan SENAI SESI.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.