Etanol

Preços do etanol no Brasil em alta abrem janela para importação dos EUA

Reuters, 19/01/2018
19/01/2018 18:48
Preços do etanol no Brasil em alta abrem janela para importação dos EUA  Visualizações: 175

As importações de etanol dos Estados Unidos para o Brasil devem subir nos próximos meses, conforme preços mais elevados da gasolina e uma baixa oferta de etanol aumentam a demanda no país, disseram dois operadores e duas corretoras ativas no mercado.

O movimento significaria um revés para os esforços do Brasil para conter as importações. O governo estabeleceu em setembro passado uma taxa de 20 por cento sobre importações de etanol que ultrapassem uma cota de 150 milhões de litros por trimestre, mas está avaliando rever a decisão devido a problemas de oferta.

As vendas de etanol dos EUA para o Brasil até o momento em janeiro já ultrapassaram a cota trimestral, disse um operador do mercado de combustíveis norte-americano com conhecimento direto de negociações.

"Mesmo com a tarifa de 20 por cento, a arbitragem está muito aberta para o Nordeste (do Brasil). Eles vão continuar comprando, porque precisam", disse um operador.

O sócio da corretora Bioagência, Tarcilo Rodrigues, disse que os produtores dos EUA podem embarcar até 450 milhões de litros de etanol no trimestre entre dezembro e fevereiro, três vezes a cota e um volume próximo a volumes recorde vistos no mesmo período do ano passado.

"Acredito que essa é uma situação que vai perdurar ao menos até abril, quando as usinas começam a processar a nova safra de cana-de-açúcar do centro-sul e os preços domésticos do etanol tendem a cair", disse Rodrigues.

Corretores brasileiros têm cotado o etanol dos EUA entregue em portos locais a cerca de 1,95 reais por litro, incluindo custos de transporte e taxas, incluindo a tarifa de importação de 20 por cento. O valor é menor que o do produto brasileiro, estimado em 2,15 reais por litro.

Os futuros do etanol de milho nos EUA eram negociados a 1,34 dólar por galão nesta quinta-feira, recuperando-se de mínima em uma década de 1,25 dólar atingida no mês anterior.

Os preços da gasolina já subiram mais de 20 por cento no Brasil desde julho, devido à alta nos preços do petróleo no mercado internacional, o que elevou a demanda por etanol como um substituto mais barato para o combustível.

Mas o Brasil atravessa um período de entressafra, e a maior parte das usinas locais não deve produzir mais etanol nos próximos meses.

O diretor da corretora de etanol SCA Etanol do Brasil, Martinho Ono, disse que alguns produtores brasileiros de açúcar e etanol no país estão convertendo etanol anidro, o mais comum nos EUA, para hidratado, utilizado no mercado doméstico em carros flex, que aceitam também gasolina.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13