Firjan

Preço do gás natural está em desacordo com o atual momento de crise

O grande problema do gás natural no Brasil, no momento, é o preço elevado diante do cenário de desaceleração econômica mundial, disse ontem (16), no Rio, o presidente do Conselho de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Armando Guedes Coelho.

Agência Brasil
17/12/2008 11:28
Visualizações: 1031

O grande problema do gás natural no Brasil, no momento, é o preço elevado diante do cenário de desaceleração econômica mundial, disse ontem (16),  no Rio, o presidente do Conselho de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Armando Guedes Coelho.

 

Ele informou que a Petrobras deverá apresentar até o final do ano, em caráter de urgência, resposta ao documento encaminhado pela Firjan ao governo fluminense e às distribuidoras de gás pedindo adequação dos preços atuais à nova realidade econômica.

 

O processo em vigor prevê que os preços tivessem acréscimos futuros. “E isso está acontecendo exatamente no período que está na contramão da economia”, analisou Armando Guedes Coelho. Ele  revelou que o processo que se acha em discussão na Petrobras é de “tentativa de congelamento dos preços do gás natural, pelo menos até uma parte do ano que vem”.

 

A idéia é  que a fórmula de cálculo das tarifas do gás natural seja alterada, visando  a “dar um mínimo de equilíbrio, um mínimo de ajuste a essa área, de forma tal que as empresas possam conviver com essa questão, que é muito complicada”.


 

Segundo estudo da Firjan, divulgado no mês passado, a indústria do Rio de Janeiro estaria sendo afetada de forma negativa pelos sucessivos reajustes desse insumo praticados em plena crise pela estatal.

 

Pelas contas do governo, o gás vai subir em torno de 17% no Rio de Janeiro até novembro de 2009. Em novembro passado, já foi aplicado reajuste de 6,03%. E um novo reajuste, de  6,28%, estaria previsto para ocorrer em  fevereiro próximo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Etanol
UNICA e Cetesb firmam acordo para fortalecer gestão ambi...
04/11/25
OTC Brasil 2025
Petrobras estuda ter centro logístico no Amapá enquanto ...
03/11/25
Pré-Sal
Campo de Búzios atinge produção recorde de 1 milhão de b...
03/11/25
Mão de obra
Programa de Desligamento Voluntário é lançado pela Petrobras
03/11/25
Etanol
Preços do anidro e do hidratado registram alta
03/11/25
Evento
PPSA reúne CEOs para debater o futuro da indústria de ól...
03/11/25
Evento
Porto do Açu e Porto de Antuérpia-Bruges assinam carta d...
03/11/25
Transição Energética
Fórum Econômico França-Brasil discute transição energéti...
03/11/25
Energia Elétrica
MP do setor elétrico: Órigo Energia ressalta importância...
03/11/25
Posicionamento IBP
PLV 10/2025 prejudica o ambiente de negócios e coloca em...
03/11/25
OTC Brasil 2025
SLB destaca protagonismo e compromisso com a inovação, s...
31/10/25
OTC Brasil 2025
MEQ Energy Hub: Impulsionando o Desenvolvimento Empresar...
31/10/25
OTC Brasil 2025
Foresea é vencedora do 8º Prêmio Melhores Fornecedores P...
31/10/25
OTC Brasil 2025
OTC Brasil 2025 reúne mais de 23 mil pessoas no Rio de J...
31/10/25
Premiação
Empresa baiana atendida pelo Sebrae vence Prêmio Melhore...
31/10/25
Energia Solar
Axial Brasil inicia montagem de trackers solares em usin...
31/10/25
Bacia de Santos
bp avança nos planos para a significativa descoberta de ...
31/10/25
OTC Brasil 2025
Seagems conquista pela quarta vez o Prêmio Melhores Forn...
31/10/25
OTC Brasil 2025
OTC Brasil conecta potencial da Margem Equatorial a inve...
30/10/25
OTC Brasil 2025
Nova versão do Painel Dinâmico de Emissões de Gases de E...
30/10/25
OTC Brasil 2025
Porto do Açu e IKM avançam em parceria para criação do p...
30/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.