Economia

Preço do etanol sobe 0,54% em SP; gasolina cai 2,47%, diz Fipe

Agência Estado
12/07/2011 17:28
Visualizações: 505
Os preços dos combustíveis começaram o mês de julho em recuperação na cidade de São Paulo em relação ao final de junho. Segundo levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) por meio do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), o valor médio do etanol já apresentou alta nos postos da capital paulista, enquanto o preço médio da gasolina recuou bem menos que no mês passado.

Na primeira quadrissemana do mês (período de 30 dias terminado em 7 de julho), o etanol apresentou avanço de 0,54% ante queda de 10,38% observada no período de 30 dias encerrado no último dia de junho. A gasolina, por sua vez, mostrou baixa de 2,47%, menos intensa que a de 3,98% do encerramento do mês passado.

De acordo com a Fipe, apesar da queda menor do começo de julho, o comportamento da gasolina ainda foi favorável para a inflação. Na primeira quadrissemana de julho, a queda do item, que tem grande peso no cálculo do IPC, gerou um alívio de 0,05 ponto porcentual na taxa geral de inflação de 0,19% divulgada hoje pelo instituto para o período. Não por acaso, a gasolina liderou o ranking de contribuições de baixas do índice da Fipe.

Quanto ao etanol, o item deixou o ranking de contribuições de quedas do IPC, mas não entrou no de altas. No final de junho, a baixa de 10,38% do item ficou na terceira colocação do ranking.

Em entrevista à 'Agência Estado', o coordenador do IPC, Antonio Evaldo Comune, disse que o movimento de recuperação nos preços de ambos os combustíveis já era esperado pela Fipe. Tudo porque as pesquisas de ponta da instituição, que captam um comportamento mais recente dos preços, já mostravam desde junho a tendência de recuperação destes itens.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
ANP
Audiência pública debate revisão de resolução sobre aqui...
01/04/26
Biocombustíveis
RenovaBio: ANP divulga metas definitivas para as distrib...
31/03/26
Drilling
Norbe IX, da Foresea, conclui parada programada de manut...
31/03/26
Etanol
Produtor de cana avança com novas estratégias para reduz...
31/03/26
Firjan
Estado do Rio pode receber mais de R$ 526 bilhões em inv...
31/03/26
Combustíveis
Preço médio do diesel S-10 sobe 14% em março e atinge o ...
31/03/26
iBEM26
No iBEM 2026, Pason destaca apostas da empresa em digita...
31/03/26
Pessoas
Bow-e anuncia Ciro Neto como CEO
31/03/26
Apoio Offshore
SISTAC amplia contrato com Petrobras para manutenção de ...
31/03/26
IBEM26
Encontro internacional de energia vai abrir calendário m...
30/03/26
Biodiversidade
Maior projeto de biodiversidade marinha inicia na região...
30/03/26
Drilling
BRAVA Energia inicia campanha de perfuração em Papa-Terr...
30/03/26
Combustíveis
Etanol recua no indicador semanal e fecha a sexta-feira ...
30/03/26
Diesel
ANP aprova medidas relativas à subvenção ao óleo diesel
29/03/26
Pessoas
Ocyan anuncia seu novo diretor Jurídico e de Governança
29/03/26
Energia Elétrica
USP desenvolve modelos para reduzir curtailment e amplia...
29/03/26
Biocombustíveis
Acelen Renováveis e Dia Mundial da Água: cultivo da maca...
29/03/26
iBEM26
Goldwind avança na Bahia com fábrica em Camaçari e proje...
27/03/26
iBEM26
Bahia apresenta potencial da bioenergia e reforça protag...
27/03/26
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23