Previsão

Pré-sal necessitará de US$ 50 bi

Gazeta Mercantil
02/12/2008 05:26
Visualizações: 136

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) planeja mecanismos de financiamento para o setor de petróleo, com soluções específicas o para pré-sal. O “Programa de Investimento do Pré-sal (PIPS)”, em análise pelo governo, parte da premissa de que serão necessários US$ 50 bilhões para desenvolver as reservas abaixo da camada de sal na bacia de Santos até o fim da próxima década. E sugere que os recursos sejam levantados no mercado doméstico como forma de desenvolver a indústria brasileira.

 

Uma idéia é o lançamento de títulos do pré-sal, que poderiam ser adquiridos no mercado local com o objetivo de captar recursos para a exploração das reservas.

 

Em palestra no Rio, o diretor de Infra-estrutura do BNDES, Aluysio Asti, revelou que o BNDES está trabalhando para criar novos produtos de financiamento para o setor. Os “títulos do pré-sal” poderiam ser adquiridos por pessoas físicas, mas os detalhes não foram divulgados. Também não ficou claro se o BNDES vai financiar diretamente a exploração das reservas, mas fontes do banco avaliam que um empréstimo para este fim é natural e muito provável.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13