SMS

Práticas inovadoras são premiadas no Congresso Petrobras de Segurança, Meio Ambiente e Saúde

Mais de 900 profissionais participaram do Congresso Petrobras de SMS, realizado entre os dias 3 e 5 de novembro, no Rio de Janeiro, para discutir questões de segurança, meio ambiente e saúde (SMS). O destaque do evento foi a entrega do 3º Prêmio Petrobras de SMS, que contou com a presença do p

Agência Petrobras
06/11/2009 11:30
Visualizações: 157
Mais de 900 profissionais participaram do Congresso Petrobras de SMS, realizado entre os dias 3 e 5 de novembro, no Rio de Janeiro, para discutir questões de segurança, meio ambiente e saúde (SMS). O destaque do evento foi a entrega do 3º Prêmio Petrobras de SMS, que contou com a presença do presidente da Petrobras Distribuidora, José Lima de Andrade Neto. Foi a primeira vez que toda a rede de SMS do Sistema Petrobras se reuniu em um único encontro.


A premiação contemplou os três melhores trabalhos em quatro categorias - Gestão, Segurança, Saúde e Meio Ambiente. No total, concorreram 167 trabalhos envolvendo 700 pessoas do Sistema Petrobras. Foram 42 finalistas e 12 vencedores. O caráter inovador e a contribuição comprovada para os negócios foram levados em conta na escolha dos trabalhos.


"A Petrobras não teria chegado ao nível de reconhecimento internacional se não tivéssemos o reconhecimento nas práticas de segurança, meio ambiente e saúde. Para dar conta do desafio do pré-sal, precisaremos nos reinventar, mas temos certeza de que seremos capazes de vencer esse desafio, com o apoio da área de SMS. Os trabalhos apresentados demonstram nossa capacidade criativa", disse Lima Neto, durante a premiação.


Para Jose Wanderley Ferreira, do grupo vencedor na categoria Gestão de SMS, o prêmio coroou a coragem de inovar: "Quebramos paradigmas. Fizemos campanha e prevenção de acidentes de trânsito com blitzes educativas na unidade. Esse é o mais importante prêmio nos meus 28 anos de Petrobras", declarou. Durante os três dias de Congresso, os participantes puderam escolher entre workshops, painéis, mesas redondas e atividades interativas sobre temas como mudança climática, vulnerabilidade e saúde, e biodiversidade.


Na abertura, o gerente executivo de SMS, Ricardo Azevedo, fez um balanço dos últimos dez anos da gestão de SMS na Petrobras. Azevedo mostrou como momentos de crise foram revertidos em melhorias. "Depois de vivenciarmos episódios críticos, a Companhia assumiu o compromisso com a excelência. A área de SMS passou a ser estratégica na Petrobras", informou. Hoje a Petrobras é referência internacional na capacidade de resposta em caso de derramamento de petróleo. Como perspectivas, além das descobertas do pré-sal, a Petrobras investirá cada vez mais em petroquímica, biocombustíveis e energias renováveis. "O principal alicerce para esse desafio é o respeito à vida. Queremos ser uma das cinco maiores e melhores empresas de energia do mundo, com total comprometimento com a sustentabilidade", finalizou Azevedo.


Entre os avanços e conquistas da área ao longo da última década estão as certificações pela ISO-14000 (meio ambiente) e OHSAS-8800 (saúde e segurança) de todas as unidades operacionais; a criação do comitê de gestão de SMS, com a participação de lideranças das diversas áreas de negócios da empresa, e a queda na taxa de freqüência de acidentes. Em 2006, a Petrobras ingressou no Índice Dow Jones de Sustentabilidade. No ano seguinte, foi criado o Prêmio Petrobras de SMS, como forma de valorizar as melhores práticas na Companhia. Em 2007 e 2008, a Petrobras foi eleita, pela Goldman Sachs, uma das cinco maiores empresas de energia, inclusive pelas medidas implementadas em meio ambiente. No período, foram criados os programas de mudança climática e segurança no trânsito. Em 2009 a empresa foi considerada a quarta mais respeitada no mundo pelo Reputation Institute.


Entre os palestrantes externos do evento estavam o historiador Francisco Carlos Teixeira, o economista e ambientalista Sérgio Besserman Vianna e o doutor em Comunicação pela Michigan State University T. J. Larkin.  Representantes da ONU, Ministério do Meio Ambiente, Fiocruz e Universidade Federal do Rio de Janeiro também fizeram palestras no Congresso.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13