Evento

PR, RS, SC e MS anunciam criação de fórum sobre gás no CODESUL

Redação
27/02/2020 13:16
PR, RS, SC e MS anunciam criação de fórum sobre gás no CODESUL Imagem: Divulgação Visualizações: 1011

Responsáveis pela distribuição de mais de 6 milhões de m³/dia de gás natural canalizado, quatro estados da federação – Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul – anunciam a criação do Fórum Permanente do Gás no CODESUL (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul). A medida tem como objetivo a criação de uma agenda anual de trabalho, que será oficializada no dia 28 de fevereiro, durante uma reunião em Foz do Iguaçu (PR), envolvendo as respectivas distribuidoras do setor – Compagas (Companhia Paranaense de Gás), Sulgás (Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul), SCGÁS (Companhia de Gás de Santa Catarina) e MSGÁS (Companhia de Gás do Mato Grosso do Sul).

“O Fórum será um instrumento para discussão em nível regional de todos os assuntos de interesse do setor. Estamos muito focados junto com as companhias de gás para criar um grupo de trabalho e estudos e, em conjunto, facilitar e ampliar as relações negociais de forma integrada. Nessa reunião em Foz, nossa intenção é traçar estratégias de desenvolvimento e de organização para o setor na nossa região. Vamos buscar criar modalidades diferentes de atuações e, até mesmo, acordos para a compra e importação do gás”, antecipa Wilson Quinteiro, secretário do CODESUL Paraná, acrescentando que a reunião contará com a participação da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) e do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul),

“A ideia é trabalhar de forma articulada com todas as entidades e empresas do segmento, com convergência e alinhamento em temas fundamentais, como atrair e subsidiar atuação parlamentar em benefício da região, assim como a participação privada nacional e internacional em programas benéficos ao setor”, explica Rafael Lamastra, diretor-presidente da Compagas e conselheiro da Abegás.

Entre os principais tópicos que são de interesse comum dos estados estão projetos estruturantes para o desenvolvimento regional e diversificação da matriz energética; gargalos na infraestrutura do setor; regulação; concessão; financiamentos, investimentos e captações; meio ambiente; e inovação do setor de gás. Com um sistema rotativo de comando, o CODESUL designou ao Paraná a presidência do Conselho a partir do mês de abril.

Também participam da reunião na próxima sexta (28), o presidente Executivo da Abegás, Augusto Salomon, o Diretor de Estratégia e Mercado da Abegás, Marcelo Mendonça, o diretor de Operações do BRDE, Wilson Bley Lipski, o presidente da SCGÁS, Willian Anderson Lehmkuhl, o Diretor Administrativo e Financeiro da MSGÁS, Rui Pires dos Santos, e o Gerente de Planejamento de Mercado da Sulgás, Charles de Souza Netto.

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Brandend Content
Oil States participa da OTC Brasil 2025 e reforça seu co...
07/11/25
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
ANP
XIII Seminário de Segurança Operacional e Meio Ambiente ...
07/11/25
Indústria Naval
Transpetro lança licitação para contratação de navios de...
07/11/25
COP30
Embrapii participa de atividades sobre inovação na indústria
07/11/25
ANP
Combustível do Futuro: ANP fará consulta e audiência púb...
07/11/25
COP30
IBP defende adoção de critérios globais para uma transiç...
06/11/25
Gás Natural
ANP aprova Plano de Ação referente às tarifas de transpo...
06/11/25
Offshore
Descomissionamento é tema estratégico
06/11/25
Meio Ambiente
Equinor e USP iniciam projeto de pesquisa de captura e a...
06/11/25
Resultado
BRAVA Energia registra recorde de receita líquida com US...
06/11/25
Resultado
Vibra registra forte geração de caixa e margens consiste...
06/11/25
Resultado
ENGIE Brasil Energia registra lucro líquido ajustado de ...
06/11/25
Apoio cultural
Transpetro une preservação cultural e desenvolvimento su...
06/11/25
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
Meio Ambiente
ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunt...
05/11/25
Combustíveis
Procon Carioca firma parceria inédita com o Instituto Co...
05/11/25
Energia Elétrica
Thopen adquire operação de geração distribuída de energi...
05/11/25
Resultado
PRIO divulga resultados do 3T25 com avanços em Wahoo, Al...
05/11/25
PD&I
Noruega e Brasil lançam nova chamada conjunta de financi...
04/11/25
Descomissionamento
ABPIP realiza segundo workshop com ANP para discutir des...
04/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.