Vitória PetroShow 2024

PPSA participa do Vitória PetroShow

Redação TN Petróleo/Assessoria
04/04/2024 17:55
PPSA participa do Vitória PetroShow Imagem: Divulgação Visualizações: 264 (0) (0) (0) (0)

Nesta quarta-feira (3), a presidente interina da Pré-Sal Petróleo (PPSA), Tabita Loureiro, esteve presente no Vitória PetroShow e proferiu uma apresentação no segundo dia da feira, durante o painel sobre os caminhos futuros para o Espírito Santo.

Tabita falou sobre a importância do Espírito Santo no cenário da indústria de petróleo nacional. “Trata-se do segundo maior estado em produção acumulada de petróleo do Brasil, além de ser nosso terceiro maior estado produtor de óleo e gás do país. Podemos ressaltar a grande diversidade de agentes no Estado, que tem produção em todos os ambientes: onshore e offshore, pré-sal e pós-sal, águas profundas e águas rasas. Hoje, o Espírito Santo produz 186 mil barris por dia de petróleo, 4,5 milhões de m3 por dia de gás e representa 5% da produção nacional. Em 2023, foram arrecadados R$ 2,3 bilhões em royalties e PE para o Estado e municípios do ES”.

Conforme os números comprovam, a produção do Espírito Santo está em evolução. “A produção aumentou em 2023. O número de poços produtores onshore, por exemplo, saltou de 215, em 2022, para 315 poços em 2024. Isso é revitalização, que gera cada vez mais empregos, mais royalties e traz resultados importantes para a sociedade brasileira. Agora está previsto um calendário de perfuração de poços no Estado. Além disso, há projetos relevantes no âmbito offshore, como o desenvolvimento em tie-back de Wahoo da PRIO e de Malombê da 3R, além de novos poços em Golfinho, pela BW, e a instalação do FPSO Maria Quitéria, em Jubarte, pela Petrobras”, detalhou Tabita, que ainda falou sobre os contratos de partilha do pré-sal, os resultados arrecadados para a União e o crescimento previsto para os próximos anos.

Possibilidade de novas áreas para o Estado

Tabita falou ainda que, embora o Espírito Santo não tenha contratos de partilha de produção no pré-sal, existem novas áreas em potencial que estão sendo estudadas. “Está prevista, para este ano ainda, a submissão de novas áreas pela ANP ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) na região de Hematita, que inclui o Estado do Espírito Santo”. Ela explicou também que está sendo avaliado se a União poderá, no futuro, contar com óleo do campo de Jubarte, no mesmo Estado, “A PPSA está em processo de discussão do Acordo de Individualização da Produção (AIP) de Jubarte, porque existem, potencialmente, regiões que se estendem para além da área contratada. Então, estamos analisando isso junto à Petrobras e outros agentes afetados”, disse.

Saiba mais sobre o evento Vitória PetroShow

O Vitória PetroShow 2024 é um evento internacional com foco no setor de petróleo e gás do estado do Espírito Santo. Realizado entre os dias 2 e 4 de abril, no Centro de Convenções de Vitória, o objetivo dos organizadores é abordar assuntos relevantes das etapas de exploração e produção (upstream), transporte (midstream), refino (downstream), petroquímica, naval e transição energética.

Clique aqui e conheça o site do evento.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20