Redação TN Petróleo/Assessoria
A Potigás atingiu a marca de 500 mil metros de gasodutos na rede de distribuição de gás natural do Rio Grande do Norte, convertidos em infraestrutura para o estado. A marca foi alcançada após a empresa bater a meta de lançamento de rede para o ano de 2022 com mais de 20 mil metros de gasodutos lançados.
Nos últimos cinco anos, foram investidos mais de R$ 35 milhões, com recursos próprios oriundos da comercialização de gás natural, na rede de distribuição. Só esse ano, foram mais de R$ 6 milhões.
“Ao prover a infraestrutura necessária para instalação de indústrias e empresas que geram emprego e renda para o povo potiguar, a Potigás está contribuindo com o desenvolvimento econômico sustentável do Rio Grande do Norte”, destaca Marina Melo (foto), diretora-presidente da Potigás.
A empresa recebe o gás da transportadora em três pontos no estado, localizados nos municípios de Macaíba, Mossoró e Goianinha. Nesses locais, o gás natural tem sua pressão reduzida e recebe um odorante, que dá um cheiro característico de gás para aumentar a segurança do produto, visto que o gás natural é inodoro. São desses pontos que parte a rede de distribuição da Potigás.
O gasoduto está presente nas principais ruas, avenidas e polos industriais de Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Goianinha. Os gasodutos distribuem o gás natural canalizado para quase 37 mil clientes em quatro segmentos de atuação: comercial, residencial, industrial e veicular.
A maior parte dos gasodutos da Potigás utiliza o aço na distribuição do gás natural, a outra parte é de polietileno de alta densidade (PEAD). “O aço suporta maior pressão e transporta a maior parte do volume da Potigás. Já o PEAD é utilizado para atender clientes residenciais e comerciais e está mais presente dentro das cidades”, explica José Augusto Rezende, gerente técnico.
Fale Conosco
21