Projeto

Postos de gasolina do Rio vão receber embalagens de óleo lubrificante

Os moradores do estado do Rio de Janeiro que usam óleo lubrificante automotivo poderão descartar as embalagens desses produtos em postos de gasolina. Com o Programa Jogue Limpo, lançado na última sexta-feira (30), as embalagens terão como destino a reciclagem, para garantir um descarte ecologic

Agência Brasil
02/08/2010 12:26
Visualizações: 179
Os moradores do estado do Rio de Janeiro que usam óleo lubrificante automotivo poderão descartar as embalagens desses produtos em postos de gasolina. Com o Programa Jogue Limpo, lançado na última sexta-feira (30), as embalagens terão como destino a reciclagem, para garantir um descarte ecologicamente eficiente.


O programa é uma iniciativa do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), das secretarias de Estado do Ambiente e Municipal do Meio Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A expectativa é recolher 2 milhões de embalagens até o final do ano em todo estado.

“O papel do Estado é fundamental [no programa], pois passa a cobrar dos estabelecimentos a sua parcela de responsabilidade. No próprio processo de licenciamento de um estabelecimento que vende lubrificantes, o Estado passa a cobrar que o lugar prove que encaminha corretamente para reciclagem as embalagens que ele vende”, afirmou o vice-presidente executivo do Sindicom, Alísio Vaz.

O programa já está implantado no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. De acordo com Vaz, com o funcionamento do Jogue Limpo nas regiões Sul e Sudeste, 35% dos postos de todo Brasil estarão cobertos pelo programa até o final do ano e 24 milhões de embalagens devem ser recolhidas.


A coleta é realizada por caminhões que visitam periodicamente os pontos de descarte. Depois de recolhidas, as embalagens são pesadas e os dados são transferidos para o site do programa. Em seguida, os frascos são encaminhados para a central de recebimento, onde o material é prensado, armazenado e, posteriormente, remetido a uma recicladora.


O programa será divulgado na própria embalagem do produto e também em panfletos explicativos nos postos de recolhimento.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19