Oportunidade

Pós-doutorado em transformações para sustentabilidade

Redação/Assessoria Fapesp
09/01/2019 12:58
Visualizações: 871 (0) (0) (0) (0)

Um projeto de pesquisa em transformações para sustentabilidade, selecionado em chamada de propostas da FAPESP e do Belmont Forum, dispõe de duas vagas para pós-doutoramento com bolsa da Fundação. Inscrições estão abertas até 20 de janeiro de 2019.

Os selecionados participarão de estudos interdisciplinares de dados urbanos no contexto do projeto internacional “Dados à prova d’água – engajando stakeholders na governança sustentável de riscos de inundação para resiliência urbana”, que tem apoio da FAPESP, do Belmont Forum, do Economic and Social Research Council (Reino Unido) e do Federal Ministry of Education and Research (Alemanha).

O projeto investiga a governança de riscos de inundação, com foco nos aspectos sociais e culturais das práticas de dados. O objetivo é desenvolver métodos de pesquisa em relação a práticas de dados relacionados a inundações, em diferentes contextos e escalas.

Os pesquisadores pretendem fazer o rastreamento e mapeamento dos dados em centros especializados, gerar novos tipos de dados no nível local e incentivar a criação de interfaces multimodais com sensores para coleta de dados e comunicação. Também está prevista a integração de dados gerados por cidadãos usando técnicas geocomputacionais.

Os pesquisadores contratados na chamada trabalharão em interação próxima com aqueles do consórcio internacional do projeto, sob supervisão da professora Maria Alexandra Cunha, no Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Eles comporão uma equipe de quatro pesquisadores contratados exclusivamente para o projeto.

Os candidatos devem ter completado há menos de sete anos doutorado em Ciências Sociais, Administração, Geografia, Ciências Ambientais ou áreas correlatas. Além disso, eles devem ter experiências com métodos de pesquisa qualitativa em ciências sociais; estudos urbanos e pesquisa em resiliência urbana; métodos etnográficos, de observação participante; de pesquisa-ação; debate em torno de big data e sociedade, estudos sociais de dados; em projetos com equipe formada por múltiplos parceiros internacionais; atividades educacionais e/ou de engajamento de comunidades; e familiaridade com sistemas geoespaciais.

Os interessados pela vaga devem enviar curriculum vitae resumido, carta de apresentação e amostra de duas publicações, todos em inglês, para alexandra.cunha@fgv.br com cópia para ceapg@fgv.br

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
Gás Natural
Competitividade econômica e sustentabilidade para o Para...
14/07/25
Etanol
Etanol recua na segunda semana de julho, aponta Cepea/Esalq
14/07/25
Petrobras
Angélica Laureano assume como Diretora Executiva de Tran...
11/07/25
Gás Natural
Transportadoras de gás natural lançam nova versão de pla...
11/07/25
Parceria
Equinor e PUC-Rio firmam parceria de P&D de R$ 21 milhões
11/07/25
Resultado
Setor de Óleo e Gás lidera distribuição de proventos em ...
10/07/25
Gás Natural
Comgás recebe 41 propostas em chamada pública para aquis...
10/07/25
Pessoas
Lucas Mota de Lima assume gerência executiva da ABPIP
10/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.