Oportunidade

Pós-doutorado em sensoriamento remoto no Instituto de Energia e Ambiente da USP

Redação TN Petróleo/Assessoria Fapesp
03/09/2020 10:17
Visualizações: 1452

O Projeto Temático “Mudanças climáticas e impactos ambientais em áreas alagadas (wetlands) do Pantanal (Brasil): quantificação, fatores de controle e previsão em longo prazo” receberá, até 15 de setembro de 2020, as inscrições para uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP.

A pesquisa é conduzida no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP) e propõe usar dados de sensoriamento remoto passivo (hiperespectral e multiespectral) e ativo (SAR) para avaliar a distribuição espacial e quantificar a emissão de gases de efeito estufa emitidos pelos diferentes tipos de lagoas na região da Nhecolândia (MS), que apresenta milhares de lagoas com águas que podem variar de doce a alcalina.

São requisitos para a vaga ter: experiência em sensoriamento remoto e Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) aplicados a ciências naturais, ecologia, ciências do solo e dos recursos naturais; habilidades para processar imagens e gerar resultados para análises estatísticas relacionadas a modelos espaciais e temporais de assinaturas espectrais de alvos naturais; experiência com SIGs como ArcGis, ENVI, QGIS etc.

Revista TN PetróleoAlém disso, é essencial possuir experiência com o processamento de dados SAR e desejável, mas não obrigatório, conhecimento básico de linguagem de programação, principalmente Java Script para processamento de imagens em nuvem na plataforma do Google Earth Engine.

Os interessados devem se inscrever enviando carta de interesse, duas cartas de referência e curriculum vitae enfatizando as habilidades requeridas no projeto para o e-mail do coordenador do projeto, o professor Adolpho José Melfi (ajmelfi@usp.br).

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/3825.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.