Redação TN Petróleo/Assessoria
A PortosRio publicou, na última terça-feira (21), no Diário Oficial da União e no site da companhia, o Edital de Chamamento Público nº 01/2023, com o objetivo de identificar empresas que tenham interesse em apresentar projetos de transição energética, geração de energia e combustíveis sustentáveis, no Porto de Itaguaí.
As empresas que desejam participar devem possuir tecnologia para desenvolver projetos ligados ao tema, tais como: hidrogênio verde, combustíveis, baterias, operação com GNL, dentre outros. Além disso, o chamamento visa identificar empresas interessadas em consumir os insumos produzidos pelos projetos a serem implantados ou, ainda, em investir neles.
Segundo o diretor-presidente interino da PortosRio, Jean Paulo Castro e Silva, a intenção é implantar, no Porto de Itaguaí, plantas-piloto, centros de pesquisa e unidades de produção para o desenvolvimento de tecnologias ligadas a geração de energia e combustíveis sustentáveis: "O Porto de Itaguaí possui grande área disponível para implantação de empreendimentos, excelente conectividade terrestre e aquaviária, e está próximo de indústrias intensivas em consumo de energia. Além disso, há grandes perspectivas para o porto vir a se tornar um hub do novo mercado do gás, a partir da implantação da rota 4B, gasoduto que ligará o porto às bacias produtoras do pré-sal".
Os interessados devem encaminhar suas manifestações e dúvidas para a Gerência de Desenvolvimento de Negócios da PortosRio, por meio dos e-mails: eduardo.miguez@portosrio.gov.br e gerden@portosrio.gov.br. O chamamento público terá um prazo de 90 dias a contar da data de publicação.
Fale Conosco
21