Brasil

Portos públicos da Bahia terão plano de compensação ambiental em 2012

Em 2012, os portos públicos de Salvador, Aratu e Ilhéus, administrados pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), estarão licenciados ambientalmente e com uma equipe interna preparada para manter o sistema de gestão ambiental, de segurança do trabalho e

A Tribuna
21/02/2011 09:46
Visualizações: 977 (0) (0) (0) (0)
Em 2012, os portos públicos de Salvador, Aratu e Ilhéus, administrados pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), estarão licenciados ambientalmente e com uma equipe interna preparada para manter o sistema de gestão ambiental, de segurança do trabalho e saúde ambiental. O Plano de Compensação Ambiental – PCA, que já está sendo elaborado, é resultado do terceiro Termo de Cooperação Técnico-Científica e Financeira assinado pela Secretaria de Portos da Presidência da República com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), em dezembro do ano passado.
 

“Os portos baianos são os primeiros a começar os estudos para a elaboração dos PCAs, os quais têm a duração, cada um, em torno de seis meses” , informou o diretor presidente da Codeba, José Rebouças. “O objetivo é atender as exigências do Ibama, órgão responsável pela regularização ambiental dos portos”, acrescentou. Na última quarta-feira (16-02), houve uma reunião em Brasília com o Ibama, SEP, Codeba e Ufba para tratar do conteúdo dos PCAs e da redução do tempo de elaboração de cada plano. 
 

A maior parte dos 34 portos públicos do país não tem licença ambiental para operar, pois foram instalados muito antes da lei sobre o assunto, criada na década de 90. Essa situação tem gerado alguns problemas, como até a interdição de alguns desses portos. Segundo a coordenadora do Núcleo de Gestão Ambiental da Codeba, Itamar Trindade, para resolver o problema da falta de licença ambiental nos portos públicos, o governo federal deverá publicar brevemente um decreto que definirá procedimentos para obtenção das licenças ambientais e cumprimento de condicionantes, de forma a não interromper as atividades de cada porto e, consequentemente, o comércio exterior. 
 

Está prevista também a criação do Programa Federal de Apoio à Regularização e Gestão Ambiental para apoiar o licenciamento dos portos. “Os portos e terminais já em operação, que não contam com licença, terão 120 dias para firmar compromisso com o órgão do meio ambiente e apresentar, em até 720 dias, um relatório de controle ambiental que balizará a regularização, e a consequente emissão da licença”, esclareceu Itamar Trindade.
 

Segundo os coordenadores dos projetos na Bahia, o vínculo que foi estabelecido pela SEP/Codeba com a UFBA é muito importante tanto para a comunidade acadêmica, como para os alunos e a própria Companhia, pois haverá um acervo de informações sendo tratadas por profissionais locais com expertise.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Rio Pipeline & Logistics 2025
Novo duto com 2 mil km para atender ao agronegócio do Ce...
11/09/25
Biocombustível
OceanPact e Vast Infraestrutura iniciam testes com bioco...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Tanacas comemora 25 anos com lançamento do Retificador I...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
ITP Brasil apresenta soluções de engenharia de alta perf...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Panorama dos investimentos em infraestrutura de dutos e ...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Jovens talentos apresentam soluções inovadoras no Young ...
10/09/25
Leilão
PPSA disponibiliza acesso ao Pacote de Dados Híbrido do ...
10/09/25
Internacional
Durante a Gastech em Milão, governador de Sergipe aprese...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Ministério de Portos e Aeroportos quer ampliar participa...
10/09/25
Pessoas
ANP realiza cerimônia de posse de novos diretores
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Rio Pipeline & Logistics 2025 abre com reforço à integra...
09/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Na Transpetro, ações de responsabilidade social atendem ...
09/09/25
MME
Estudo projeta expansão da produção de biocombustíveis c...
09/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
DNV participa da Rio Pipeline & Logistics 2025
09/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Construtora Elevação leva inovação, eficiência e sustent...
08/09/25
ANP
A\Sense vence desafio tecnológico da ANP com projeto de ...
08/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Rio Pipeline & Logistics 2025 começa hoje, 09/09
08/09/25
São Paulo
FIEE 2025 tem início nesta terça-feira, dia 9, com 600 m...
08/09/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado registram alta na primeira sem...
08/09/25
Biometano
Necta Gás Natural promove evento sobre as vantagens do b...
05/09/25
Combustíveis
IBP celebra avanço legislativo na tipificação de crimes ...
05/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23