Mercado

Portos do Itajaí-Açu unem forças em SP

<P>O Porto de Itajaí embarcou no conceito de complexo portuário para divulgar o potencial de mercado da Foz do Rio Itajaí-Açu na Intermodal South America 2009, maior evento de logística, comércio exterior e transportes da América Latina. Do material de divulgação à disposição de alguns p...

Jornal de Santa Catarina
16/04/2009 00:00
Visualizações: 441 (0) (0) (0) (0)

O Porto de Itajaí embarcou no conceito de complexo portuário para divulgar o potencial de mercado da Foz do Rio Itajaí-Açu na Intermodal South America 2009, maior evento de logística, comércio exterior e transportes da América Latina. Do material de divulgação à disposição de alguns parceiros, dentro do mesmo estande, a apresentação do complexo portuário com destaque para os terminais privados da região e as empresas de serviços do setor substituem a marca solitária do porto que ressurge após a devastação da enchente de novembro.

Nos estandes da feira, o Complexo Portuário de Itajaí divide espaço, até hoje à noite, com poderosos vizinhos, como os maiores portos da Europa e das Américas. Em meio a milhares de participantes que circulam pelos corredores da feira, os visitantes do estande do Porto de Itajaí são em grande parte investidores e empresários que buscam informações sobre a situação atual e o futuro do porto.

? Estamos vivos. Estamos mostrando que devemos retomar o calado para a navegação nos próximos dias, iniciar as operações do novo berço até a próxima semana, e sentimos aqui uma grande disposição dos armadores em voltar a operar em Itajaí ? avaliou o diretor Comercial do Porto de Itajaí, Robert Grantham.

As dúvidas também são comuns no estande da Portonave, montado para divulgar o Porto de Navegantes e o terminal frigorífico Iceport, anexo ao porto. O desempenho nos primeiros meses de operação da câmara fria, no entanto, transformou-se em notícia positiva do terminal privado para o mercado.

Por causa da necessidade de armazenagem de congelados mais perto dos portos, com a limitação no canal portuário do Rio Itajaí-Açu, a Iceport está com metade da capacidade de armazenagem ocupada, apesar das dificuldades de navegabilidade no acesso ao porto. Segundo Agostinho Leão Júnior, sócio-gerente da Iceport, a concentração de cargas na região vai impulsionar a retomada dos portos do complexo.

Uma comitiva de autoridades catarinenses esteve ontem à noite visitando os estandes dos portos do Vale do Itajaí, como o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e o presidente da Federação da Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Alcantaro Corrêa. Além disso, Luiz Henrique deu uma palestra sobre a importância de Santa Catarina no contexto portuário nacional.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Fenasucro
Brasil terá que produzir 1,1 bilhão de litros de combust...
12/08/25
Fenasucro
Treesales estreia na Fenasucro & Agrocana e integra deba...
12/08/25
Curitiba
Setor energético será discutido durante a Smart Energy 2...
12/08/25
PD&I
Vórtices oceânicos em interação com correntes podem gera...
12/08/25
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Negócios caem, mas Indicadores continuam f...
12/08/25
ANP
Desafio iUP Innovation Connections + PRH-ANP (Descarboni...
12/08/25
Resultado
Vibra avança em market share e projeta crescimento
12/08/25
Transição Energética
Repsol Sinopec Brasil reforça compromisso com inovação e...
11/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana começa nesta terça-feira, dia 12, c...
11/08/25
Fenasucro
Consolidada na área de Biogás, Mayekawa é presença confi...
11/08/25
Sergipe Oil & Gas 2025
“Descarbonização da matriz energética é o futuro”, diz g...
11/08/25
Pessoas
Novo presidente da PortosRio realiza visita ao Porto de ...
11/08/25
Fenasucro
ORPLANA debate sustentabilidade no setor canavieiro na F...
11/08/25
Paraíba
PBGás reduz preço do gás canalizado em 4,3% em agosto
11/08/25
Combustíveis
Etanol fecha semana em alta; Indicador Diário Paulínia r...
11/08/25
Biodiesel
Laboratórios podem se inscrever até 21/8 no Programa de ...
08/08/25
Petrobras
Segundo trimestre de 2025 apresenta lucro de R$ 26,7 bil...
08/08/25
Dutos
Sensor portátil do CNPEM em teste pode reduzir entupimen...
08/08/25
Combustíveis
Biodiesel ganha protagonismo na economia e no cotidiano ...
07/08/25
Pessoas
Alessandro Falzetta é o novo Diretor de Experiência do ...
07/08/25
Parceria
Vultur Oil e Mandacaru Energia são novas parcerias da MX...
07/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22