Segurança

Porto prepara compra de sistema de controle naval

A Codesp planeja lançar, no próximo mês, a licitação para a implantação de um sistema que irá controlar o tráfego de navios e dificultar a ação de piratas no Porto de Santos. Chamado Vessel Traffic Management System (VTMS, e

A Tribuna - SP
19/08/2009 07:23
Visualizações: 1017

A Codesp planeja lançar, no próximo mês, a licitação para a implantação de um sistema que irá controlar o tráfego de navios e dificultar a ação de piratas no Porto de Santos. Chamado Vessel Traffic Management System (VTMS, em inglês, Sistema de Controle de Tráfego de Navios), o programa deverá custar entre R$ 8 milhões e R$ 9 milhões.

O VTMS será instalado com recursos próprios da Autoridade Portuária, afirmou o presidente da empresa, José Roberto Serra, com exclusividade para A Tribuna, na última semana, ao fazer o balanço de um ano de gestão. Para isso, o Plano de Dispêndios Globais (PDG, espécie de orçamento interno) da estatal precisará ser alterado para a realização do investimento. Nos últimos anos, os principais projetos do cais santista foram desenvolvidos com verbas da União.

A ideia de Serra é publicar, no próximo mês, o edital para a contratação da firma que fará a instalação e a manutenção do sistema. "Estamos fechando o edital. Este mês não vai dar mais porque não adianta só implantar. Temos que ter uma empresa que mantenha e opere. O edital tem que prever tudo isso", disse.

O projeto prevê a colocação de quatro radares ao longo do Canal do Estuário, além de boias de sinalização e câmeras. Também está prevista a criação de centrais de monitoramento.

SEGURANÇA

Fora do Canal do Estuário, a uma distância de até 12 milhas náuticas (22,2 quilômetros) da costa, o VTMS fará uma espécie de patrulhamento das áreas de fundeio ­ onde as embarcações ficam à espera da autorização para atracação no porto. A fiscalização será feita por câmeras e ajudarão as autoridades a impedir ataques piratas a embarcações cargueiras e até práticas ilegais, como o contrabando de mercadorias.

"Haverá uma segurança muito maior no Porto de Santos, tanto na navegação quanto no combate a ações criminosas", garantiu o presidente.

Uma outra vantagem do sistema será dar às autoridades portuária e marítima um controle ainda maior do tráfego, similar ao existente nos aeroportos. Cabe à Codesp autorizar a atracação no cais, enquanto a Marinha cuida da segurança na navegação.

"Vamos controlar exatamente como os cindactas (centros integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo). O sistema vai ver exatamente que navio está entrando, onde está, por quê está, onde vai cruzar no canal, por onde vai passar. Com o aprofundamento (do canal de navegação, de 13 para 15 metros) e com o VTMS, o Porto de Santos vai ganhar em velocidade", afirmou o presidente da Docas.

Esse maior controle será partilhado com a Capitania dos Portos. "Vamos oferecer à Marinha a possibilidade de desempenhar o papel de Autoridade Marítima, naquilo que compete a ela, para que possa dar a segurança à navegação". O presidente da Codesp explicou que não há como saber qual o ganho em agilização operacional com o VTMS, mas afirmou que "será enorme".

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
Biodiesel
ANP reúne representantes de laboratórios para discussões...
17/12/25
Pré-Sal
Cerimônia marca início da produção do campo de Bacalhau,...
17/12/25
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.