A Codesp planeja lançar, no próximo mês, a licitação para a implantação de um sistema que irá controlar o tráfego de navios e dificultar a ação de piratas no Porto de Santos. Chamado Vessel Traffic Management System (VTMS, e
A Tribuna - SPA Codesp planeja lançar, no próximo mês, a licitação para a implantação de um sistema que irá controlar o tráfego de navios e dificultar a ação de piratas no Porto de Santos. Chamado Vessel Traffic Management System (VTMS, em inglês, Sistema de Controle de Tráfego de Navios), o programa deverá custar entre R$ 8 milhões e R$ 9 milhões.
O VTMS será instalado com recursos próprios da Autoridade Portuária, afirmou o presidente da empresa, José Roberto Serra, com exclusividade para A Tribuna, na última semana, ao fazer o balanço de um ano de gestão. Para isso, o Plano de Dispêndios Globais (PDG, espécie de orçamento interno) da estatal precisará ser alterado para a realização do investimento. Nos últimos anos, os principais projetos do cais santista foram desenvolvidos com verbas da União.
A ideia de Serra é publicar, no próximo mês, o edital para a contratação da firma que fará a instalação e a manutenção do sistema. "Estamos fechando o edital. Este mês não vai dar mais porque não adianta só implantar. Temos que ter uma empresa que mantenha e opere. O edital tem que prever tudo isso", disse.
O projeto prevê a colocação de quatro radares ao longo do Canal do Estuário, além de boias de sinalização e câmeras. Também está prevista a criação de centrais de monitoramento.
SEGURANÇA
Fora do Canal do Estuário, a uma distância de até 12 milhas náuticas (22,2 quilômetros) da costa, o VTMS fará uma espécie de patrulhamento das áreas de fundeio onde as embarcações ficam à espera da autorização para atracação no porto. A fiscalização será feita por câmeras e ajudarão as autoridades a impedir ataques piratas a embarcações cargueiras e até práticas ilegais, como o contrabando de mercadorias.
"Haverá uma segurança muito maior no Porto de Santos, tanto na navegação quanto no combate a ações criminosas", garantiu o presidente.
Uma outra vantagem do sistema será dar às autoridades portuária e marítima um controle ainda maior do tráfego, similar ao existente nos aeroportos. Cabe à Codesp autorizar a atracação no cais, enquanto a Marinha cuida da segurança na navegação.
"Vamos controlar exatamente como os cindactas (centros integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo). O sistema vai ver exatamente que navio está entrando, onde está, por quê está, onde vai cruzar no canal, por onde vai passar. Com o aprofundamento (do canal de navegação, de 13 para 15 metros) e com o VTMS, o Porto de Santos vai ganhar em velocidade", afirmou o presidente da Docas.
Esse maior controle será partilhado com a Capitania dos Portos. "Vamos oferecer à Marinha a possibilidade de desempenhar o papel de Autoridade Marítima, naquilo que compete a ela, para que possa dar a segurança à navegação". O presidente da Codesp explicou que não há como saber qual o ganho em agilização operacional com o VTMS, mas afirmou que "será enorme".
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