<P>Um conjunto de 75 câmeras espalhadas ao longo de sete quilômetros, da Praça Mauá ao Caju, fará o monitoramento contínuo da movimentação do Porto do Rio. O sistema integrado de segurança, no qual foram investidos R$ 5,6 milhões, foi inaugurado nesta quinta-feira, pelo presidente da Compa...
Jornal do CommercioUm conjunto de 75 câmeras espalhadas ao longo de sete quilômetros, da Praça Mauá ao Caju, fará o monitoramento contínuo da movimentação do Porto do Rio. O sistema integrado de segurança, no qual foram investidos R$ 5,6 milhões, foi inaugurado nesta quinta-feira, pelo presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Antônio Carlos Soares de Lima, e inclui, ainda, guaritas com catracas eletrônicas. Todo o banco de dados poderá ser acessado pela Polícia Federal e Receita Federal.
O Porto do Rio está adotando um dos mais modernos sistemas de controle de pessoas e veículos do Brasil, afirma o presidente da CDRJ. Segundo Soares, a melhoria da infra-estrutura dos quatro portos sob a administração da Companhia no Estado (Rio, Niterói, Itaguaí e Angra dos Reis) tem sido possível graças a recursos do Governo federal, oriundos do Programa Agenda dos Portos, cujos investimentos entre 2004 e 2007, no Rio de Janeiro, totalizarão cerca de R$ 216 milhões.
Além das 75 câmeras instaladas no Porto do Rio, outras 35 estarão em funcionamento no Porto de Itaguaí, uma área de 8 milhões de metros quadrados. O centro de controle funcionará na sede da Guarda Portuária.
O crescimento de movimentação nos quatro portos que varia de 19% a 20% ao ano e havia uma forte demanda por modernização e melhoria da infra-estrutura. Acredito que estamos dando passos rumo ao fortalecimento das nossas atividades e as expectativas são as melhores possíveis. Em 2002 movimentávamos 22 milhões de toneladas de cargas. Este ano devemos fechar com 40 milhões de toneladas e pretendemos chegar a 2009 com 100 milhões de toneladas, comemorou Soares.
Segundo o presidente da CDRJ, a capacidade de crescimento da movimentação tem sido garantida graças às obras de dragagem, melhoria da capacidade energética, recuperação da linha férrea, sistema de segurança, entre outras. Essa modernização permite a atração de novas cargas. A Volkswagen, por exemplo, que só exportava pelo Porto de Santos, agora já exporta pelo Porto do Rio, porque as condições estruturais estão muito melhores na atualidade, observou.
Investimentos. Soares também destacou os investimentos em capacitação e contratação de 270 guardas portuários mediante concurso realizado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro. Somos pioneiros na realização de concurso público e na contratação de mulheres para atuar no efetivo da Guarda, afirmou.
Dentro do processo de recuperação das condições de funcionamento das unidades portuárias sob a sua administração no Estado, a CDRJ, segundo o presidente, pretende dar início ao processo licitatório para a escolha do empreendimento que desenvolverá obras de renovação da rede de instalações elétricas, nas quais serão investidos R$ 3,5 milhões no ano que vem.
Essas e outras ações fazem parte de um esforço do presidente Lula que definiu entre as prioridades de seu Governo, a Agenda Portos, afirmou Soares, acrescentando que 11 portos considerados estratégicos para o desenvolvimento brasileiro foram selecionados no programa governamental para receber investimentos em recuperação física, aquisição de equipamentos, além de contratação e qualificação profissional.
Fonte: Jornal do Commercio
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