Portos

Porto do Rio de Janeiro prossegue com manobras experimentais noturnas no Canal de Cotunduba

Redação
06/08/2020 20:37
Porto do Rio de Janeiro prossegue com manobras experimentais noturnas no Canal de Cotunduba  Imagem: Divulgação Visualizações: 1856

Nesta sexta-feira (07), a partir das 19h, acontecerá a quarta manobra experimental noturna da segunda fase do "ramp up", que terá um total de seis manobras com navios de 286 a 306 metros de comprimento, no Canal de Cotunduba, principal acesso ao Porto do Rio de Janeiro. O processo de transição, que ainda terá uma terceira fase de testes, é necessário porque o canal ganhou uma nova e moderna sinalização náutica que permitirá a navegação noturna com segurança para navios de grande porte.

Nesse sentido, a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) volta a alertar pescadores, velejadores e demais navegantes de pequenas embarcações na Baía de Guanabara para que deixem livre essa via de navegação, popularmente conhecida como "Canal Varrido", e que redobrem a atenção para a entrada e saída de grandes navios, no intuito de evitar acidentes. Para a segurança de todos e eficiência das manobras, lanchas da CDRJ fazem a varredura do canal antes das manobras dos navios, com ajuda de lanchas da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) e da Praticagem RJ.

Divulgação

O assunto foi tratado essa semana durante reunião mensal do Grupo de Trabalho (GT) que discute projetos para melhoria do acesso aquaviário ao Porto do Rio de Janeiro. Coordenado pela CDRJ, o GT é composto também por representantes da Marinha do Brasil (MB), da Praticagem RJ e das empresas arrendatárias dos terminais MultiRio, ICTSI Rio e Triunfo Logística.

A pauta da reunião também incluiu o andamento da implementação da 1ª Fase do Projeto do VTMIS até o 1º Trimestre de 2021, que prevê a operacionalização de um Local Port Service (LPS) nos portos administrados pela CDRJ. Outra questão tratada foram as simulações de manobras de navios de 366m de LOA, que serão realizadas na Universidade de São Paulo (USP) no período de 24 a 26 de agosto.

O grupo discutiu, ainda, as minutas das Instruções Normativas da CDRJ que irão regular os "Calados de operação e procedimentos técnico-operacionais no Porto do Rio de Janeiro" e a "Utilização de Folga Dinâmica Abaixo da Quilha (Calado dinâmico) nos Portos do Rio de Janeiro e Niterói".

Mais Lidas De Hoje
veja Também
OTC Brasil 2025
OTC Brasil 2025 reúne mais de 23 mil pessoas no Rio de J...
31/10/25
Resultado
Porto de Itajaí cresce em 8 meses 127% acima do registra...
30/10/25
OTC Brasil 2025
OTC Brasil conecta potencial da Margem Equatorial a inve...
30/10/25
OTC Brasil 2025
Porto do Açu e IKM avançam em parceria para criação do p...
30/10/25
Brandend Content
Intercabos® celebra 25 anos de excelência e inovação no ...
30/10/25
OTC Brasil 2025
Inteligência Artificial, CCUS e descomissionamento sinal...
30/10/25
OTC Brasil 2025
ONIP e Firjan promovem reunião com a Transpetro
30/10/25
Reconhecimento
Primeira edição do Prêmio Navegue + Brasil reconhece emp...
30/10/25
OTC Brasil 2025
Porto do Açu e SISTAC assinam acordo para fornecer servi...
29/10/25
Royalties
Valores referentes à produção de agosto para contratos d...
29/10/25
OTC Brasil 2025
Exploração de O&G é chave para o desenvolvimento social ...
28/10/25
Pré-Sal
Petrobras informa sobre recorde de produção do FPSO Almi...
28/10/25
COP30
COP30 receberá exposição com fotografias sobre preservaç...
28/10/25
OTC Brasil 2025
Petrobras participa da OTC Brasil 2025, no Rio de Janeiro
27/10/25
OTC Brasil 2025
Infotec Brasil chega à OTC Brasil 2025 com foco em gente...
27/10/25
Evento
Encontro anual da ATP debate inovação para fomentar dese...
24/10/25
Leilão
Petrobras vence leilão e arrenda terminal RDJ07 no Porto...
23/10/25
OTC Brasil 2025
Evento reúne lideranças globais da indústria offshore e ...
23/10/25
Oferta Permanente
Equinor arremata dois novos blocos na Bacia de Campos du...
23/10/25
Margem Equatorial
Foresea estende contratos das sondas ODN II e Norbe IX c...
22/10/25
Etanol
Setor naval busca no etanol brasileiro uma alternativa a...
21/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23