<P>O Porto do Recife tem um saldo de pelo menos R$ 1,7 milhão que poderá ser gasto em obras de infra-estrutura terrestre e dragagem. Os recursos fazem parte de um convênio firmado em dezembro de 2005 entre a estatal estadual e o Ministério dos Transportes via Departamento Nacional de Infra-Estru...
Jornal do Commercio - PEO Porto do Recife tem um saldo de pelo menos R$ 1,7 milhão que poderá ser gasto em obras de infra-estrutura terrestre e dragagem. Os recursos fazem parte de um convênio firmado em dezembro de 2005 entre a estatal estadual e o Ministério dos Transportes via Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) e não foram gastos porque a licitação para a dragagem não foi concluída.
A nossa intenção era gastar os recursos na dragagem que já está com o edital pronto e foi encaminhado ao conselho de administração da empresa no último dia 23 de novembro, disse o ex-presidente do Porto do Recife, Luiz Teobaldo.
Os editais e os projetos executivos do serviço foram feitos para a dragagem da área de atracação do Porto do Recife, recuperação dos armazéns 5 e 6, recuperação das vias internas e do acesso ao porto. O valor estimados dos serviços é R$ 25 milhões. Os editais da licitação também teriam que passar, antes da concorrência ser lançada, pela Procuradoria Geral do Estado e Ministério dos Transportes.
Uma parte da execução desses serviços está incluída no convênio. Agora, serão necessárias gestões políticas para colocar mais recursos dentro do convênio, comentou o ex-diretor de operações do Porto do Recife, Leão Diniz Ávila. O convênio é válido até 31 de março deste ano.
Luiz Teobaldo informou que está deixando o porto com as contas em dia e alguns recursos em caixa, como R$ 276 mil que deverão ser gastos em equipamentos de informática e R$ 700 mil destinados ao custeio da estatal. Entre janeiro e novembro de 2006, o porto apresentou uma receita de R$ 17,7 milhões. Uma das principais despesas da estatal é o o salário e as obrigações sociais dos seus 127 funcionários, que custam cerca de R$ 450 mil por mês.
O Porto do Recife apresentou uma queda de 5,44% na movimentação de cargas em 2006, movimentando 2,29 milhões de toneladas de carga. A queda foi puxada por uma redução no açúcar a granel, que saiu de 580 mil toneladas em 2005 para 350 mil toneladas no ano passado. A quantidade de açúcar deverá ser a mesma da safra passada, mas os produtores deixaram grande parte do embarque para os primeiros meses de 2007, contou Leão. O açúcar é o principal produto movimentado na estatal.
Fonte: Jornal do Commercio - PE
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