Ceará

Porto do Pecém recebe navio gigante de 366 metros na última sexta-feira (9)

Redação TN Petróleo/Assessoria
10/08/2024 12:20
Porto do Pecém recebe navio gigante de 366 metros na última sexta-feira (9) Imagem: Divulgação Visualizações: 1766

O Porto do Pecém recebeu na sexta-feira (9) o maior navio de sua história. Com 366 metros de comprimento, o MSC Jewel atraca pela primeira vez no terminal portuário cearense. Ele é 33 metros maior que o recorde de atracação anterior.

“Graças à profundidade natural, à infraestrutura e superestrutura do Porto do Pecém, esse gigante da MSC consegue maximizar toda a sua capacidade com o calado de 15,3 metros do nosso terminal portuário”, destaca o presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo.

O MSC Jewel vem do Porto de Caucedo, na República Dominicana, e do Pecém irá para o Porto de Suape. A movimentação aproximada é de 1.600 contêineres. O diretor comercial do Complexo do Pecém, André Magalhães, explica que a operação é uma escala teste, extra, da Ásia, e que navios desse porte significam menos emissão de CO2 por tonelada transportada.

“Além de avançarmos com os nossos projetos no campo de hidrogênio verde, o Porto do Pecém segue crescendo em sua movimentação. Isso é reflexo do empenho das nossas equipes. E essa atracação, em especial, foi um trabalho conjunto entre as autoridades portuária e marítima e a praticagem”, afirma André.

Balanço

A movimentação de cargas do Porto do Pecém cresceu 11,3% no primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram quase 9 milhões de toneladas movimentadas de janeiro a junho. A movimentação de contêineres também cresceu: foram 235.186 TEUs, resultado 16% maior que o obtido no mesmo período de 2023.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Foresea estende contratos das sondas ODN II e Norbe IX c...
22/10/25
Etanol
Setor naval busca no etanol brasileiro uma alternativa a...
21/10/25
Projeto
Parceria entre Neoenergia e Estaleiro Atlântico Sul most...
21/10/25
Pré-Sal
União recebe R$ 1,54 bilhão por acordo celebrado entre P...
21/10/25
OTC Brasil 2025
PPSA realiza evento sobre Leilão de Áreas Não Contratada...
21/10/25
Petrobras
Perfuração é liberada na Margem Equatorial
20/10/25
Margem Equatorial
Manifestação da ABESPetro sobre o licenciamento da Marge...
20/10/25
Bolsa de Valores
TKMS faz listagem na Bolsa de Frankfurt: estreia bem-suc...
20/10/25
Negócio
Transpetro lança licitação para aquisição de barcaças e ...
20/10/25
Bacia de Campos
ANP autoriza retorno da produção do FPSO Peregrino
17/10/25
Exportação
Petrobras irá vender seis milhões de barris de petróleo ...
17/10/25
OTC Brasil 2025
Equinor marca presença na OTC Brasil 2025 e apresenta so...
17/10/25
Parceria
Nexio fecha parceria com Porto do Açu para projetos de i...
16/10/25
Bacia de Santos
Bacalhau, maior campo internacional da Equinor, inicia o...
16/10/25
Evento
PortosRio marca presença na Rio+Agro 2025
14/10/25
PPSA
PPSA publica edital do Leilão de Áreas Não Contratadas
09/10/25
Rio de Janeiro
Porto Sudeste é premiado por projeto "Mulheres Extraord...
09/10/25
Indústria Naval
Amazonas tem R$ 1,25 bilhão em obras navais contratadas ...
07/10/25
Petrobras
Novas embarcações de apoio a sistemas submarinos serão c...
07/10/25
Pré-Sal
FPSO P-91 que será instalado no campo de Búzios tem cont...
03/10/25
Rio de Janeiro
Guarda Portuária da PortosRio participa de capacitação d...
02/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23