Encontro

Porto do Açu recebe pela primeira vez encontro da Associação de Terminais Portuários Privados

Redação/Assessoria
15/08/2018 00:43
Porto do Açu recebe pela primeira vez encontro da Associação de Terminais Portuários Privados Imagem: Cortesia Porto do Açu Visualizações: 1028 (0) (0) (0) (0)

Rio Oil & Gas 2018

Mais de 20 membros da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) se reuniram pela primeira vez no Porto do Açu, no Norte Fluminense, para discutir assuntos de relevância para o setor. O encontro contou com representantes dos mais importantes portos privados do Brasil, como Itapoá, Pontal, Portocel e Portonave, além de ArcelorMittal, Braskem, Gerdau, Hidrovias do Brasil, Samarco, Ternium, Transpetro, Usiminas e Vale. O grupo, representado pela associação, responde por 60% do total de cargas movimentadas nos portos brasileiros em 2017 e gera, atualmente, 47 mil empregos diretos e indiretos.

De acordo com o presidente da ATP, Murillo Barbosa, a infraestrutura portuária do Brasil já está em pleno funcionamento, mas a intermodalidade para escoamento da produção ainda é um gargalo e uma das principais pautas de discussão do setor: “Os nossos números provam que o setor portuário precisa ser reconhecido como estratégico para a recuperação da economia brasileira. Para isso, é imprescindível o investimento robusto em acessibilidade, que otimize a conexão entre os portos e as empresas que exploram suas instalações”, ressaltou.

Durante a visita ao Complexo Portuário do Açu, os membros da ATP conheceram o Terminal de Minério de Ferro, o Terminal Multicargas (T-MULT) e a área onde ficam instaladas as empresas clientes da Porto do Açu. O grupo ainda realizou uma visita técnica de lancha ao longo do Terminal 2 (T2 – Onshore) e pode acompanhar, no Terminal de Petróleo (T-OIL), a atracação do 4º navio classe VLCC (Very Large Crude Carrier) recebido pela Açu Petróleo, um dos maiores do mundo.

Para o gerente de Relações Institucionais da Porto do Açu, Caio Cunha, promover o encontro da ATP no Complexo Portuário foi importante para apresentar o Porto do Açu aos maiores terminais privados do país e para fomentar uma troca de boas práticas e parcerias estratégicas: “É com muita satisfação que recebemos a ATP no Porto do Açu. Tivemos a oportunidade de mostrar toda a nossa infraestrutura, os terminais em operação e os projetos em desenvolvimento. A sinergia entre nós, membros da associação, é fundamental para que consigamos, junto ao poder público, reduzir os gargalos logísticos, defender nossos interesses e alcançar as soluções que promovam o desenvolvimento sustentável do setor portuário brasileiro”, pontuou.

Sobre a ATP

A ATP surgiu da vontade de um conceituado grupo de empresas que exploram instalações portuárias privadas por autorização. Criada em 24 de outubro de 2013 com a responsabilidade de defender seus associados, a ATP está empenhada em estabelecer uma interlocução aberta e transparente com o poder público, na busca por soluções que promovam o desenvolvimento do setor portuário brasileiro.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.