Dois executivos do grupo Prumo estão no Egito para apresentar o único empreendimento portuário brasileiro capaz de realizar a industrialização de baixo carbono
Redação TN Petróleo/AssessoriaO Porto do Açu está na 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, a COP 27, em Sharm El Sheikh, Egito. Representado pelo CEO, José Firmo, e pelo Diretor Institucional e ESG da Prumo, Eduardo Kantz, o único empreendimento portuário totalmente privado do país participa de painéis durante as duas semanas de evento. Entre os temas abordados, os desafios dos portos na transição energética, descarbonização da indústria e energia renovável.
"O Porto do Açu é o único empreendimento portuário brasileiro capaz de realizar a industrialização de baixo carbono desde o princípio, porque é o melhor local para instalar bases logísticas que suportem a transição energética. Essa percepção já alcançou níveis mundiais, tanto que fomos convidados a falar em diversos painéis na COP 27. São 2,4 GW de projetos de energia renovável em desenvolvimento, entre plantas de hidrogênio verde, solar e eólica offshore, que atuarão em sinergia", disse José Firmo (foto), CEO do Porto do Açu.
Com o avanço dos esforços globais para a descarbonização, a infraestrutura e localização estratégia do Porto do Açu se tornaram um verdadeiro chamariz para atender toda a cadeia de valor de renováveis, da geração de energia à fabricação de equipamentos e logística. Esta infraestrutura materializa parcerias em andamento para instalação de plantas de hidrogênio verde, já assinadas com Linde/White Martins e Shell Brasil – esta última uma planta-piloto com previsão de operar em 2025 –, e também da fotovoltaica em andamento com Equinor.
O Porto do Açu também se projeta como área no litoral brasileiro que reúne uma das melhores condições de vento para a instalação de eólicas offshore, com grandes players mundiais interessados em instalar projetos na costa contígua. Conta com 33GW de projetos de eólica offshore em licenciamento no Ibama e três Memorandos de Entendimentos para estudos de viabilidade anunciados com as gigantes globais EDF Renewables e Neoenergia para o desenvolvimento destes parques.
Confira abaixo a programação dos painéis com participação da Prumo e Porto do Açu. Todos serão transmitidos pelos canais oficiais da COP 27:
10/11
9h - 9h50: Eólica offshore – Participação de José Firmo (Brazil Pavilion)
18h30 - Painel - Producing future marine fuels: opportunities for renewable energy production in developing countries. Participação de José Firmo (Blue Zone, Akhenaten)
11/11
18h - 19h - Ports as a Gateway for Maritime Resilience: Launch of the Maritime Resilience. Participação de Eduardo Kantz (Ocean Pavilion)
16/11
10h30 - 12h: MPGCA event: Engineering the vision for climate resilient transport - Implementation Lab. Participação de Eduardo Kantz
(UNFCCC Action Zone)
17/11
9h - 9h50: Hidrogênio verde. Participação de Eduardo Kantz (Brazil Pavilion)
Fale Conosco
21