<P>Porto de Suape possui quatro berços de atracação no porto interno e precisa de mais um para receber mais cargas. Projeto está orçado R$ 85,4 milhões, dos quais R$ 41 milhões virão do governo federal.</P><P>A licitação para a construção do cais 5 foi lançada ontem pela administração...
Jornal do CommercioPorto de Suape possui quatro berços de atracação no porto interno e precisa de mais um para receber mais cargas. Projeto está orçado R$ 85,4 milhões, dos quais R$ 41 milhões virão do governo federal.
A licitação para a construção do cais 5 foi lançada ontem pela administração do Porto de Suape. O serviço tem um custo estimado de R$ 85,4 milhões. Até hoje, o porto de Suape só tem quatro berços de atracação no porto interno. Vamos precisar deste cais para resolver a situação de cargas que estão se consolidando, explicou o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da estatal, Ricardo Padilha.
No futuro, a intenção da estatal é usar os berços de atracação nº 4 e nº 5 para fazer a movimentação dos minérios, como o ferro que passa pela estatal para ser exportado e o clínquer que é importado pela indústria local cimenteira. Atualmente, os cais nº 2 e nº 3 já são movimentados pelo Terminal de Contêineres (Tecon-Suape). E o cais nº 1 é usado para fazer a movimentação de vários tipos de carga. A construção do cais 5 também é necessária, porque o Tecon-Suape já planeja uma expansão, que incluiria o cais nº 1 na sua área de atuação a partir do segundo semestre de 2008.
Do total que será gasto na construção do cais 5, o Porto de Suape já tem R$ 41 milhões do governo federal que podem ser usados. O restante será bancado pelo governo do Estado e com recursos próprios de Suape, afirmou.
A empresa que vencer a concorrência deverá realizar a obra em 180 dias. A abertura das propostas ocorrerá no dia 29 de abril. A licitação lançada prevê a construção do cais sem a dragagem da área de atracação. A dragagem será feita em um outro pacote, disse.
Ontem, o Porto lançou mais duas licitações. Uma para a execução da pavimentação de estradas já existentes e que dão acessos a várias indústrias, que inclui também a troca da iluminação das vias internas da estatal. O serviço tem um custo estimado em R$ 18,5 milhões e a abertura das propostas está marcada para o dia 22 de abril.
A terceira e última licitação visa contratar o projeto executivo de uma Via Expressa, rodovia de 16 quilômetros que vai ligar a Caninha 51 (na BR-101) até a TDR Norte, estrada que passa na parte norte do complexo industrial e portuário. O serviço tem um custo estimado de R$ 716,2 mil. A expectativa da administração de Suape é concluir as licitações num prazo de 15 dias, depois da abertura das propostas.
Hoje, a administração do porto lança mais duas licitações para a contratação de dois projetos executivos: um do acesso à Ilha de Tatuoca e o segundo para o anel viário do futuro terminal de grãos. É importante ter os projetos executivos, porque este é o primeiro passo para conseguirmos captar recursos, argumentou Padilha.
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