Qualificação

Porto de Santos terá curso inédito de portêiner

Os trabalhadores vinculados ao Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) do Porto de Santos têm agora a oportunidade de passar por treinamentos com equipamentos portuários de grande porte. Portêineres (aparelhos utilizados no transporte de cargas entre o cais e o nav

A Tribuna
29/08/2012 13:17
Visualizações: 1001
Os trabalhadores vinculados ao Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) do Porto de Santos têm agora a oportunidade de passar por treinamentos com equipamentos portuários de grande porte. Portêineres (aparelhos utilizados no transporte de cargas entre o cais e o navio), transtêineres (usados para empilhar e estocar contêineres na área de armazenagem) e um simulador da Brasil Terminal Portuário (BTP) serão utilizados no processo de capacitação graças a uma iniciativa inédita no complexo santista, que ainda vai garantir emprego a profissionais.

No total, haverá 300 vagas no curso que será realizado em março do ano que vem, destinado aos avulsos do Porto. ABTP promete absorver cerca de 150 profissionais formados no programa. O investimento total na qualificação desse grupo é de R$ 700 mil.

Um termo de compromisso assinado ontem, na sede da Secretaria Municipal de Assuntos Portuários e Marítimos de Santos, marcou a parceria entre a BTP, o Ogmo e o Centro de Excelência Portuária (Cenep). A medida é uma contrapartida social em função da construção do terminal da BTP, que deve começar a operar no primeiro trimestre do ano que vem, na Alemoa, na Margem Direita do complexo marítimo. A remediação, processo de recuperação da área que abrigava um lixão, também foi uma compensação, neste caso, ambiental.

Todas as entidades envolvidas atuarão diretamente no processo de qualificação. A metodologia de ensino contratada é a da Maersk Training Brasil (a armadora Maersk é uma das acionistas da BTP) e o Cenep irá conduzir o treinamento. Já o Ogmo é o responsável por habilitar os candidatos aprovados ao final do curso. O certificado dos alunos será emitido, em conjunto, pela BTP, pelo Ogmo e pelo Cenep.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustível
Etanol fecha a semana em recuperação moderada, mas merca...
25/05/26
ANP
Workshop debate dinamização da exploração de petróleo e ...
22/05/26
BOGE 2026
ANP participa do Bahia Oil & Gas Energy 2026, em Salvador
22/05/26
Etanol
Com aumento na oferta, preço do etanol acelera queda e a...
22/05/26
Negócio
NUCLEP celebra 46 anos com a assinatura de novo contrato...
22/05/26
Energia Elétrica
ANEEL homologa leilões de reserva de capacidade na forma...
22/05/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP abre 6º ciclo para concessão e 4º...
22/05/26
Saúde, Segurança e Meio Ambiente
IBP debate impactos da revisão da NR-1 sobre saúde menta...
21/05/26
Energia elétrica
TAESA anuncia a aquisição de cinco concessões de transmi...
21/05/26
Meio Ambiente
WCA completa primeiro ano ampliando debates sobre mercad...
21/05/26
Mato Grosso
Setor elétrico de MT avança e prepara nova fase para ate...
21/05/26
Fenasucro
Combustível do Futuro consolida pioneirismo brasileiro e...
20/05/26
Parceria
Radix fecha parceria com Repsol Sinopec Brasil e PUCRS p...
20/05/26
GLP
Prime Energy amplia parceria com Supergasbras no Mercado...
19/05/26
Comunicação
Os bastidores da história da comunicação e da publicidad...
19/05/26
Resultado
Produção total de petróleo em regime de partilha bate re...
19/05/26
Biometano
Naturgy debate cenário de gás natural e oportunidades co...
19/05/26
BOGE 2026
Impacto da geopolítica global no setor de petróleo loca...
19/05/26
Dia Internacional da Mulher
IBP celebra Dia Internacional da Mulher no Mar e reforça...
19/05/26
Meio Ambiente
Refinaria de Mataripe acelera agenda ambiental com uso e...
19/05/26
Etanol
Diretor da Fenasucro & Agrocana debate avanço da bioener...
19/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.