Redação/Assessoria
No dia 2 de fevereiro de 2017, o Porto de Santos comemorará 125 anos da entrega do primeiro trecho de 260 metros de cais construído pela então Companhia Docas de Santos (CDS), marcada pela atracação do navio "Nasmith", de bandeira inglesa, da armadora Lamport & Holt.
Os números de 2016
A Codesp estima que o movimento de cargas no Porto de Santos atinja um total de 113,475 milhões de toneladas em 2016. O diretor presidente, Alex Oliva, destaca que esse é o terceiro maior resultado já registrado, abaixo, apenas, de 2015 (119,931 milhões t) e 2013 (114,077 milhões t). “Esse volume, apesar de representar uma redução de 5,4% na comparação com o apurado em 2015, devido, principalmente, à expressiva queda nos embarques de milho, foi concretizado num cenário econômico global adverso, mostrando o bom desempenho do Porto de Santos, inclusive, em situações adversas”, explica o presidente.
O diretor Cleveland Lofrano, acrescenta que outro fator determinante para esse resultado foi a diminuição de 5,6% estimada para as operações com cargas conteinerizadas neste ano, afetadas por fatores conjunturais, como a valorização do Real, que afetou a competitividade das exportações brasileiras de maior valor agregado, em um cenário global de demanda ainda reprimida. “Os embarques de açúcar e soja em grãos contribuirão para amenizar esse cenário, favorecidos por uma boa safra e preços internacionais em recuperação”, comenta Lofrano.
As exportações devem somar com 82,269 milhões t, em 2016, cerca de 6,0% abaixo do volume embarcado em 2015 (87,565 milhões t). Já para as importações é projetado um volume de 31,205 milhões t, uma redução em torno de 3,6% se comparado ao período anterior (32,366 milhões t).
Os sólidos a granel devem atingir cerca de 54,167 milhões t, menos 7,8% do apurado em 2015 (58,752 milhões t). Já a expectativa para os líquidos a granel é de aumento de 0,6%, atingindo 15,691 milhões t, contra 15,592 milhões t no último ano. A carga geral deve totalizar 43,616 milhões t, ficando 4,3% abaixo do volume do ano passado (45,587 milhões t).
Entre os sólidos a granel cabe destacar, além da soja (+9,7%) e do açúcar a granel (+14,5%), os expressivos aumentos nas descargas de adubo e o trigo.
O açúcar apresentou o crescimento mais significativo, devendo atingir 20,639 milhões t, ficando 13,5% acima do verificado em 2015 (18,185 milhões t). Com isso, o Porto de Santos expandiu sua liderança nos embarques nacionais para 79,5%, ante 73,3% em 2015. Condições climáticas muito favoráveis à produção nacional, aliadas a quebra de safra em outros importantes produtores mundiais, como Tailândia e Índia, elevaram, significativamente, os preços internacionais do produto, que atingiram o patamar mais alto desde 2012.
A soja deve encerrar 2016 com 14,433 milhões t, cerca de 9,7% acima do período anterior. Os embarques do produto voltam a ocupar a vice-liderança entre as cargas mais movimentadas no complexo portuário santista (posição ocupada em 2015 pelo milho). Em 2016, a soja contou com um patamar de câmbio ainda elevado no começo do ano e uma safra nacional que ficou pouco abaixo do recorde registrado na safra 2014/2015. A retomada das operações na hidrovia Tietê-Paraná permitiu o uso mais intensivo do modal ferroviário para trazer o produto ao Porto de Santos, contribuindo para elevar a participação do complexo no total de soja embarcada nos portos nacionais, que passou de 25,1%, no acumulado até outubro de 2015, para 29,6% em 2016. Já para o farelo de soja, que em 2016 sofreu com o aumento no preço da matéria-prima e com a valorização do Real frente ao dólar, é esperada uma retração de 3,3% nos embarques, devendo totalizar 4,468 milhões t. Com isso, o complexo soja deve somar 18,901 milhões t., ficando 6,4% acima do mesmo período anterior.
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