Projeto

Porto de Rio Grande terá plano para escoamento da safra de grãos

A Superintendência do Porto de Rio Grande (Suprg), no Rio Grande do Sul, pretende concluir em 15 dias um plano para organizar o trânsito de caminhões e o escoamento de grãos na safra 2010/2011.

Agência Estado
15/03/2011 06:53
Visualizações: 898
A Superintendência do Porto de Rio Grande (Suprg), no Rio Grande do Sul, pretende concluir em 15 dias um plano para organizar o trânsito de caminhões e o escoamento de grãos na safra 2010/2011.
 
 
 
Na primeira reunião para desenvolver o projeto, realizada nesta segunda-feira, ficou definido que os terminais que trabalham com soja no porto - Termasa, Tergrasa, Bunge, Bianchini e Tecon - terão até sexta-feira para entregar à Superintendência relatório com o volume de grãos contratado, capacidade de acondicionamento e previsão de embarque para os produtos neste ciclo.
 
 
 
As informações serão compiladas com as de outros grãos escoados pelo porto e darão subsídio para o planejamento. Conforme o diretor-superintendente do Porto de Rio Grande, Dirceu Silva Lopes, há nove anos não é feito um planejamento deste tipo.
 
 
 
Neste ano, a expectativa é que 5 milhões de toneladas de soja em grãos sejam exportadas pelo porto. Em 2010, foram 4,7 milhões de toneladas de soja. Lopes explica que não há previsão de investimentos e a intenção é otimizar as estruturas existentes para receber de forma organizada os 2 mil caminhões que transitam por dia pelos arredores do porto no período da safra. Nos demais períodos, a média é de 300 caminhões por dia.
 
 
 
"A ideia é coordenar desde a saída do produto na origem até a chegada no porto, para que tenhamos regularidade na entrada dos grãos", afirma. Segundo ele, a proposta é evitar que o local receba mais produtos do que tem capacidade, o que gera filas e pode prejudicar a qualidade da carga.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Conteúdo Local
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a f...
15/05/26
Etanol
Alteração de normas sobre comercialização de etanol anid...
15/05/26
Descomissionamento
ANP aprova realização de consulta e audiência públicas p...
15/05/26
Resultado
Vallourec registra alta eficiência operacional no Brasil...
15/05/26
Energia Elétrica
Encontro das Indústrias do Setor Elétrico reúne mais de ...
15/05/26
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Hidrogênio
ANP e OCDE realizam wokshop sobre gerenciamento de risco...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23