Infraestrutura

Porto de Paranaguá recebe R$ 394 milhões para dragagem

Redação/Assessoria
03/11/2015 15:09
Porto de Paranaguá recebe R$ 394 milhões para dragagem Imagem: Divulgação Visualizações: 974

 

O segundo maior porto do Brasil em movimentação de carga e infraestrutura se prepara para receber o primeiro investimento do governo federal para obras de dragagem de aprofundamento. O Porto de Paranaguá receberá R$ 394 milhões para a obra de dragagem dos canais externo e interno. O contrato de execução da obra será assinado pelo ministro Helder Barbalho, da Secretaria de Portos nesta terça (3).
Após a conclusão da obra de dragagem, o Porto de Paranaguá será capaz de receber mais 10 mil toneladas por navio, o equivalente a um acréscimo de 315 mil toneladas por mês na movimentação de carga.
Atualmente, Paranaguá recebe 30 navios de, no máximo, 13,30 metros de calado. Com o aumento da profundidade, o canal externo passará dos atuais 15 metros para 16 metros. Já o canal interno saltará dos 14 metros para 15 metros.
Além de aumentar a competitividade das exportações de grãos, a dragagem também vai contribuir para a redução dos fretes e permitir que graneleiros do tipo Panamax - navios com capacidade de até 80 mil toneladas - frequentem o Porto.
A execução das obras será dividida em duas fases: elaboração do projeto básico e execução da obra. A previsão para a conclusão de todo o processo é de 22 meses.

O segundo maior porto do Brasil em movimentação de carga e infraestrutura se prepara para receber o primeiro investimento do governo federal para obras de dragagem de aprofundamento. O Porto de Paranaguá receberá R$ 394 milhões para a obra de dragagem dos canais externo e interno. O contrato de execução da obra será assinado pelo ministro Helder Barbalho, da Secretaria de Portos nesta terça (3).

Após a conclusão da obra de dragagem, o Porto de Paranaguá será capaz de receber mais 10 mil toneladas por navio, o equivalente a um acréscimo de 315 mil toneladas por mês na movimentação de carga.

Atualmente, Paranaguá recebe 30 navios de, no máximo, 13,30 metros de calado. Com o aumento da profundidade, o canal externo passará dos atuais 15 metros para 16 metros. Já o canal interno saltará dos 14 metros para 15 metros.

Além de aumentar a competitividade das exportações de grãos, a dragagem também vai contribuir para a redução dos fretes e permitir que graneleiros do tipo Panamax - navios com capacidade de até 80 mil toneladas - frequentem o Porto.

A execução das obras será dividida em duas fases: elaboração do projeto básico e execução da obra. A previsão para a conclusão de todo o processo é de 22 meses.

 

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