Após seis meses da sua inauguração, o Porto de Itapoá, em Santa Catarina, está preparado para receber o seu primeiro navio. Com o início das operações previsto para esta semana, o terminal de uso privativo misto já está com toda a equipe completa para realizar sua primeira atracação, que deve ocorrer até a próxima sexta-feira.
Desde maio, Itapoá aguarda a adequação das obras na rodovia SC-415, que dá acesso ao terminal. De acordo com o diretor comercial do Porto, Patrício Júnior, foi iniciado, na semana passada, um diálogo com a prefeitura municipal para viabilizar a passagem de caminhões pela cidade.
Segundo a assessoria, operações como agendamento de navios e alfandegamento estão em ajuste final. O terminal promete aliviar as demandas de Santa Catarina e do estado vizinho, Paraná.
Movimentação
A concorrência pela movimentação de contêineres na região sul deve ficar acirrada. A expectativa é de que, em média, 30 navios atraquem todo mês no primeiro terminal durante este período. Já a circulação de caminhões no local será intensa, e deve chegar a 50 veículos por dia em julho, crescendo gradativamente até o pico de 449 em dezembro.
O novo terminal tem foco na exportação de contêineres e recebeu investimentos de R$ 500 milhões. Anualmente, o Porto de Itapoá vai movimentar 300 mil contêineres e tem renda projetada de R$ 110 milhões. Com as ampliações previstas, a movimentação deve chegar a um milhão de contêineres por ano após 2012.