Fechado desde a última quinta-feira (8), devido às chuvas que atingiram Santa Catarina e provocaram a cheia do Rio Itajaí-Açu, o Porto de Itajaí deverá ser reaberto até o fim desta semana. A previsão foi anunciada na tarde desta terça (13) pela Autoridade Portuária de Itajaí, após uma análise preliminar da empresa de dragagem Jan de Nul mostrar que o assoreamento nos canais de acesso desta vez foi menor do que o registrado em 2008.
A empresa ainda realiza a batimetria (verificação de profundidade) do canal de acesso, que foi iniciada na manhã de ontem. Os resultados deverão ser entregues à Autoridade Portuária até sexta-feira (16).
Em 2008, o complexo catarinense teve três dos seus quatro berços destruídos pela força da chuva que durou 50 dias e provocou estragos em todo o estado. Na ocasião, o porto ficou fechado por alguns dias, deixando de movimentar US$ 201 milhões. A reconstrução foi concluída no final do ano passado, com investimentos de R$ 350 milhões.
Desta vez, apenas o berço 1, atualmente operado pela APM Terminals (empresa da armadora Maersk), foi avariado. O dano foi causado pelas chuvas, que aumentaram o nível do rio e a força da correnteza. O trecho do cais sofreu um recalque, ou seja, um rebaixamento entre 15 e 20 centímetros.
A primeira avaliação da estrutura portuária foi feita ontem. Ela foi acompanhada por representantes do porto, da APM e da Secretaria de Portos (SEP).
Segundo o superintendente do complexo, Antonio Ayres dos Santos Júnio, a batimetria realizada no berço 1 constatou um acentuado aprofundamento do cais, sendo necessário reparos, que serão detalhados com a realização de estudos mais minuciosos.
Segundo especialistas, a obra deverá levar entre quatro e seis meses. Ayres informou que, nesse período, a APM utilizará o berço 4, na área do porto público, não comprometendo assim suas operações nem as atividades do complexo.
O superintendente da APM, Walter Joos, disse que a reforma já está sendo planejada e os trabalhos devem começar o mais breve possível.
Com suas operações suspensas, o porto perdeu cargas para outros complexos de Santa Catarina, como o de São Francisco do Sul e Itapoá. Alguns navios ainda aguardam para atracar em Itajaí, informou a assessoria de imprensa da Autoridade Portuária. O Porto de Navegantes também continuaf echado. Ambos utilizam o mesmo canal e a mesma bacia de evolução. No entanto, Navegantes não sofreu avarias.
Ministro
Na última segunda-feira (12), o ministro dos Portos, José Leônidas Cristino, visitou Itajaí. A intenção foi verificar os danos provocados pelas chuvas e garantir recursos da União para o desassoreamento do canal de acesso e da bacia de evolução.
O titular da Secretaria de Portos (SEP) assegurou que, antes mesmo que a batimetria seja concluída, técnicos da SEP darão início a estudos e simulações para agilizar os procedimentos de liberação das verbas.